FC Porto procura ser feliz em Tondela - Foto: Catarina Morais/Kapta+
FC Porto procura ser feliz em Tondela - Foto: Catarina Morais/Kapta+

A melhor versão à espera de um espanhol: o onze provável do FC Porto

Farioli volta a apostar na estrutura mais forte para a deslocação a Tondela. Rodrigo Mora no onze, mas poderá saltar se Gabri Veiga recuperar. Tomás Pérez saiu dos convocados

O FC Porto procura a 12.ª vitória no campeonato, num terreno difícil, ainda que a história dos duelos dos azuis e brancos com o Tondela seja dominado, justamente, pela esmagadora percentagem de triunfos dos dragões: 12 para FC Porto e apenas um para o Tondela. Pelo meio (setembro de 2016), houve um empate a zeros, um resultado que não interessa tanto a Farioli. Afinal, há que rentabilizar o 1-1 com que terminou o clássico da Luz, entre Benfica e Sporting. Em caso de vitória em Tondela, o FC Porto deixa o Sporting a cinco pontos e abre uma vantagem de oito sobre o Benfica.

Por outro lado, os dragões perderam com o Vitória de Guimarães, ficando fora da ‘Final Four’ da Taça da Liga. Outro resultado que não seja a vitória poderá plantar dúvidas na equipa.

Francesco Farioli abriu uma conta-poupança na partida com os conquistadores e espera receber os juros, isto é, os habituais titulares mais frescos e sobretudo mais propensos a ritmos elevados. Em tese, será assim. Da baliza ao ataque, subirá ao relvado do Estádio João Cardoso quase a melhor versão do FC Porto. Quase, porque há sérias dúvidas sobre a aptidão física de Gabri Veiga, autor de três golos e uma assistência nas últimas quatro partidas que disputou.

Olhando de trás para a frente: Diogo Costa volta à baliza e a defesa é toda ela diferente em relação ao jogo com o Vitória. Alberto, Bednarek, Kiwior e Moura voltam a estar entre as primeiras escolhas.

No meio-campo, a tal dúvida com Gabri Veiga. Se o espanhol não recuperar, avança Mora para fazer companhia a Alan Varela, que se mantém no onze, e Froholdt, o dinamarquês das altas rotações.

O ataque também pode ver um nome repetido do desafio da Taça da Liga: Borja Sainz. Tudo indica que terá como parceiros, Pepê no lado direito e Samu na zona do ponta de lança.

Em relação à convocatória, que não foi divulgada, Tomás Pérez, sabe A BOLA, saiu da convocatória. De resto, também os lesionados Luuk de Jong e Nehuén Pérez não acompanharam a equipa até à Beira Alta.

Galeria de imagens 11 Fotos