Festejos do Barcelona na época passada (IMAGO)

A grande delegação do Barcelona para a gala da Bola de Ouro durante o boicote do Real Madrid

Catalães vão levar 14 elementos do clube à cerimónia

O Barcelona anunciou, este sábado, a lista de representantes que marcarão presença na segunda-feira, no Théâtre du Châtelet, em Paris, para a prestigiada gala da Bola de Ouro. No contexto do boicote do Real Madrid, que não comparecerá com ninguém, a dimensão da delegação catalã é notável.

Da equipa masculina, viajarão Lamine Yamal, considerado o único concorrente do grande favorito Ousmane Dembélé, Raphinha, que poderá figurar no top 5, e Pau Cubarsí, candidato ao Troféu Kopa para o melhor jovem jogador (Yamal também é um dos pretendentes ao Kopa). Apenas Pedri estará ausente, embora se espere que ocupe uma posição elevada na classificação.

Jules Koundé a celebrar um golo de Lamine Yamal pelo Barcelona, ao lado de Raphinha
Lamine Yamal celebra golo com Koundé e Raphinha

Hansi Flick também estará na capital francesa, nomeado para melhor treinador, onde Luis Enrique, que conquistou a tripla coroa ao comando do Paris Saint-Germain, surge com as maiores probabilidades de vencer.

O Barça será ainda representado por um grande número de atletas da equipa feminina: Alexia Putellas, Aitana Bonmatí, Patri Guijarro, Caroline Graham Hansen, Salma Paralluelo, Clàudia Pina, Cata Coll e Vicky López. As primeiras seis são candidatas à Bola de Ouro (Alexia e Aitana estão entre as grandes favoritas), Cata Coll está nomeada para melhor guarda-redes e Vicky López para melhor jovem jogadora.

Aitana Bonmatí é a detentora das Bolas de Ouro de 2023 e 2024