GP da Austrália: Norris reinou no caos de Melbourne

FÓRMULA 116.03.202506:40

Grande início da temporada de 2025 da Fórmula 1. Numa corrida com muita chuva e vários abandonos, o britânico da McLaren levou a melhor sobre Max Verstappen e George Russell

20 pilotos começaram, apenas 14 terminaram a primeira corrida da temporada de 2025 da Fórmula 1. No Grande Prémio da Austrália, Lando Norris (McLaren) foi imune ao caos chuvoso de Melbourne e subiu ao lugar mais alto do pódio, levando a melhor sobre Max Verstappen (Red Bull) e George Russell (Mercedes).

As primeiras vítimas do Albert Park

A história do GP da Austrália começou a ser contada antes do ínicio da corrida, com o abandono do novato Isack Hadjar, da Racing Bulls, ainda na volta de formação. A primeira vítima da chuva que se fazia sentir em Melbourne.

Após uns momentos, a corrida começou oficialmente... mas por pouco tempo. Já depois de Verstappen roubar a segunda posição ao piloto da «casa» Piastri (McLaren), o outro australiano Jack Doohan (Alpine) e Carlos Sainz (Williams) despistaram-se e ficaram de fora do resto da prova.

Os McLaren a voarem

Um Safety Car depois, voltou-se a correr. Norris seguia firme na liderança, apresentando um grande ritmo ao volante do seu McLaren. O companheiro de equipa não quis ficar atrás e aproveitou um bloqueio de Verstappen para recuperar a segunda posição, na volta 18.

Tal como na qualificação, o ritmo da equipa britânica estava um nível acima da competição e nada parecia perturbar os pilotos da formação laranja, que a cada volta aumentavam o tempo para os restantes.

Final de loucos

No entanto, já depois do abandono de Alonso (Aston Martin, na volta 34), a chuva - que tinha dado tréguas, mas voltou a cair - surpreendeu Piastri, que saiu de pista, passando da segunda para a última posição, nesse momento.

Com um piloto arredado da vitória, a McLaren agiu rápido e chamou Norris às boxes para trocar os pneus duros para intermédios. A estratégia resultou e o britânico conseguiu manter a dianteira. Atrás dele, seguia Verstappen.

Mais atrás, Lewis Hamilton sentia algumas dificuldades na primeira corrida ao volante de um Ferrari. Durante grande parte da prova, o heptacampeão mundial lutou pelos pontos, em posições intermédias da tabela.

Nas últimas voltas, a chuva continuou a cair e fez mais duas vítimas: Liam Lawson (Red Bull) e Gabriel Bortoleto (Sauber). Terceiro Safety Car da corrida.

Com Verstappen colado a Norris, a luta pelo primeiro lugar foi intensa até à bandeira axadrezada. Mas, no fim, o britânico resistiu ao forcing final do neerlandês e subiu ao lugar mais alto do pódio. O piloto da McLaren começa 2025 como terminou 2024: a ganhar.

George Russell completou o pódio, com o estreante Antonelli (Mercedes) e Albon (Williams) a fecharem o top 5. Os Ferrari, Leclerc e Hamilton, terminaram na oitava e décima posição, respetivamente, com o infortunado Oscar Piastri a ficar na nona posição.

#DAZNF1

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer