13 novembro 2023, 19:33
Selecionador de râguebi demite-se um mês depois de ser anunciado
Sebastien Bertrank deixa o cargo por «motivos estritamente profissionais»
Tomás Appleton, capitão da Seleção Nacional, em declaraçõs feitas na Web Summit, justificou a situação com o resultado do Mundial e apelou ao profissionalismo da modalidade.
Tomás Appleton, capitão da Seleção Nacional, desvalorizou, na Web Summit, a saída do agora ex-técnico dos Lobos, Sebástien Bertrank, após um mês de serviço, justificando a saída no rápido crescimento da modalidade.
«Não digo que seja um tiro no pé, nem que seja mau planeamento. O Mundial acabou há pouco tempo, não se sabiam os resultados que íamos ter e as solicitações para a seleção portuguesa e para os Lusitanos têm sido muitas, não era expectável, mas tem de ser uma coisa boa», atirou.
13 novembro 2023, 19:33
Sebastien Bertrank deixa o cargo por «motivos estritamente profissionais»
«Não tinha sido planeado este ‘boom’, como não estava planeado que Portugal ganhasse às Fiji e se batesse em todos os jogos do Mundial, nem que jogasse tão bem como jogou. Estamos bem, estamos focados, já focados na primeira janela internacional, de fevereiro e março, e não estamos a perder o foco. O bom sinal tem a ver com o facto de o râguebi português estar a crescer», frisou.
Os clubes vão ter de acompanhar e de ter estrutura para acompanhar este profissionalismo
O líder dos Lusitanos apelou ainda à profissionalização da modalidade, aproveitando a «fase pós-Mundial», mas referiu que seria necessário o apoio da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR).
«O campeonato português é um campeonato semiprofissional, já temos jogadores profissionais e os Lusitanos já são um bom princípio da profissionalização do râguebi português, mas os clubes vão ter de acompanhar e de ter estrutura para acompanhar este profissionalismo», concluiu.
Refira-se que Portugal registou a primeira vitória no Mundial de Râguebi, no passado dia 8 de novembro, contra as Ilhas Fiji, com resultado de 24-23.