Portugueses arrancam na Liga dos Campeões
Nuno Resende, treinador do campeão nacional (SL BENFICA)

Portugueses arrancam na Liga dos Campeões

HÓQUEI EM PATINS29.11.202323:31

Sete equipas lusas iniciam esta quinta-feira a fase de grupos com grandes ambições na mais importante competição europeia de clubes

Benfica, Sporting, FC Porto, Valongo, Oliveirense, SC Tomar e OC Barcelos iniciam hoje a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/24.

Os encarnados entram em rinque frente aos espanhóis Calafell, em jogo do grupo B no pavilhão Fidelidade do Estádio da Luz, após inesperada derrota na última jornada do campeonato nacional – por 2-1 com o antepenúltimo Riba d’Ave. 

Em antevisão à partida com os catalães, o treinador das águias, Nuno Resende, recorda o mais recente confronto entre as equipas, que terminou com empate a dois golos. «Acredito que será um encontro muito similar. Têm muita qualidade, um modelo de jogo muito bem implantado e com jogadores extremamente experientes», sublinhou o técnico português, que aponta «a final four» como objetivo inicial do Benfica nesta Champions.

Nuno Resende a preparar receção ao Calafell para a 1.ª jornada da Liga dos Campeões

No outro jogo deste agrupamento, o Sporting desloca-se à Catalunha para defrontar o Réus. A equipa de Alvalade não guarda boas memórias dos embates com a formação espanhola nesta competição na pretérita temporada: derrota (5-7) e empate (2-2), mas Alejandro Domínguez, treinador dos leões, quer «vencer» para ser líder do «grupo da morte», apesar do «adversário muito sério e difícil de bater».

Alejandro Domínguez, treinador do Sporting (SÉRGIO MIGUEL SANTOS/ASF)

«Vão colocar a fasquia da intensidade física muito alta. Vamos ter de igualar esse nível de intensidade e vamos fazê-lo. Depois, vamos tentar contrariar um tipo de jogo que é muito direto, com muitos duelos de um para um e a nossa intensidade defensiva vai ter de roçar a perfeição par poder contrariar os ataques deles com os nossos ataques», frisou o técnico argentino.

O FC Porto, campeão europeu em título, alinha no grupo C, iniciando a defesa do troféu com receção aos italianos do Trissino. Gonçalo Alves, jogador dos dragões, está determinado a vencer. «Sabemos do valor do Trissino, na época passada empatámos no Dragão Arena e perdemos fora. Queremos começar a defesa deste título da melhor maneira e vamos em busca dos três pontos neste primeiro jogo», sublinhou o avançado, que se referiu ao reencontro com o compatriota Reinaldo García, antigo jogador dos dragões. 

Gonçalo Alves bisou e tem 11 golos no Campeonato Placard (VÍTOR GARCEZ/ASF)

«O 'Nalo' foi uma figura muito grande desta equipa e deste clube, ganhou muitos títulos, por isso sei que será muito bem recebido por todos. A partir do apito inicial, somos adversários e as duas equipas vão fazer tudo para ganhar».

Nos restantes jogos em que participam equipas portuguesas, o SC Tomar, que partilha grupo com o Porto, defronta o Lleida em Espanha, a Oliveirense e o Valongo protagonizam o único duelo luso, no grupo D, e o OC Barcelos recebe os italianos Forte dei Marmi, em jogo do grupo A.

1.ª jornada das equipas portuguesas na Liga dos Campeões

Benfica - CP Calafell (18.30h)
CE Lleida - SC Tomar (19.30h)
FC Porto - Trissino (20h)
Reus Deportiu - Sporting (20h)
Oliveirense - Valongo (21h)
Barcelos - Forte dei Marmi (21h)