Max Verstappen conquistou o primeiro sprint da temporada (Imago) - Foto: IMAGO

GP Bélgica: Verstappen impôs-se a Piastri e Norris no sprint

Piloto da Red Bull, que partiu da segunda posição, dominou a corrida do início ao fim e foi o primeiro a cruzar a meta

Max Verstappen foi o grande vencedor da corrida Sprint realizada este sábado no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O tetracampeão mundial, que partiu da segunda posição, mostrou mais uma vez frieza e domínio, ao assumir a liderança logo na primeira volta, para depois resistir à pressão constante dos McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri, durante toda a prova curta.

A vitória teve um sabor especial para a Red Bull, pois marcou o primeiro fim de semana da equipa sob nova direção, após a demissão de Christian Horner e a chegada de Laurent Mekies ao comando.

A corrida começou com problemas para Pierre Gasly, da Alpine. Antes mesmo da partida, a equipa identificou um possível vazamento de água no carro e decidiu levá-lo às boxes. Gasly acabou por iniciar a prova com duas voltas de atraso, sem chances de disputar os pontos.

A largada foi tranquila, mas cheia de movimentações estratégicas. Oscar Piastri, que tinha garantido a pole position, até conseguiu manter a liderança na primeira curva, mas não resistiu à pressão de Verstappen. O neerlandês aproveitou a longa reta Kemmel e ultrapassou o australiano ainda na primeira volta, assumindo a liderança para não mais a largar.

Logo atrás, Charles Leclerc (Ferrari) conseguiu ultrapassar Lando Norris e tomou o terceiro lugar, mas o britânico respondeu na volta 4, quando o DRS foi ativado. A partir daí, o trio da frente manteve-se muito próximo. Piastri tentou várias vezes pressionar Verstappen, enquanto Norris se aproximava perigosamente de ambos.

No entanto, mesmo com os McLaren a menos de um segundo de distância, Verstappen segurou firmemente a liderança até a bandeirada final.

A classificação final do sprint teve Max Verstappen em primeiro, seguido pelos McLaren de Oscar Piastri e Lando Norris. Charles Leclerc terminou em quarto, com Esteban Ocon (Haas), Carlos Sainz (Williams), Oliver Bearman (Haas) e Isack Hadjar (Racing Bulls) completando os oito primeiros colocados, que somam pontos.

Nota ainda para Yuki Tsunoda (Red Bull), que terminou na 11.ª posição, enquanto George Russell (Mercedes) e Lewis Hamilton (Ferrari) ficaram em 12.º e 15.º, respetivamente.

A qualificação para corrida principal do Grande Prémio da Bélgica, no mítico circuito de Spa-Francorchamps, está marcada para este sábado, às 15h (hora de Lisboa), ao passo que a corrida decorrerá no domingo, às 14h.