)
Final da Taça de Portugal: o clássico mais importante da época
Lotação esgotada no Pavilhão Municipal de Santo Tirso para a final da Taça de Portugal de andebol. Sporting e FC Porto defrontam-se este sábado (17h00) no jogo das decisões da prova rainha pela segunda vez consecutiva e a terceira nas últimas quatro temporadas.
Motivados pela recente conquista do bicampeonato, os leões chegam a este derradeiro clássico depois da terceira vitória sobre os dragões em quatro duelos esta época, em que apenas consentiram um empate.
Após os títulos de campeão nacional e de vencedor da Supertaça, o Sporting pode garantir o triplete em competições internas pela segunda temporada consecutiva, enquanto o FC Porto tem nova oportunidade evitar o segundo ano em branco.
)
Em antevisão da final da Taça de Portugal, o treinador do Sporting, Ricardo Costa, considera que este é o «troféu mais importante da época», porque «é o próximo», afirma.
O técnico alerta para a qualidade do rival. «Queremos conquistar a Taça de Portugal sabendo do poderio e da ambição do FC Porto, que não ganha uma competição há muito tempo e vai fazer tudo para conquistar esta. Diante de nós temos uma equipa cheia de experiência e que quer vencer».
)
Vencedor das últimas três edições da Taça de Portugal, o Sporting tem vindo a reforçar o estatuto de emblema mais consagrado na competição, com 18 conquistas ao longo das últimas cinco décadas, desde a edição inaugural, em 1971/1972.
«Há que esquecer tudo o que está para trás, bom ou mau, para nos focarmos neste jogo. Consideramos que a época foi muito positiva e queremos que acabe bem. (…) Para marcarmos golos, temos de ser mais assertivos, coletivos e disponíveis na nossa forma de atacar. Sofrer 36 golos não é bom para nós, [n.d.r.: o último clássico, para o campeonato] não foi um jogo positivo nesse sentido. Se queremos vencer a Taça de Portugal, sabemos que temos de defender muito melhor», declarou Ricardo Costa.
O FC Porto, que conquistou a Taça de Portugal pela última vez em 2020/2021, é o terceiro clube com mais troféus na prova-rainha (9), atrás do ABC de Braga, vencedor em 12 ocasiões, e do Sporting (18).
O ponta dos dragões, Leonel Fernandes, reconhece que a temporada não tem decorrido como o clube azul e branco pretenderia. «A ambição é sempre a mesma. A época não correu como desejávamos, isso é óbvio, e o objetivo do FC Porto é lutar sempre pela vitória. Vamos disputar o último jogo da época, ganhar a Taça seria a maior conquista desta época e vamos fazer os possíveis para a vencer. (…)».
Esta época foi de construção e a melhor maneira de a terminar seria com um troféu. Sentimos que merecemos isso e que os portistas merecem isso, então é esse o nosso objetivo».
)
O jogador identifica os principais pontos fortes da equipa leonina. «Vai ser um jogo diferente do último no Pavilhão João Rocha e facto de estarmos a disputar a Taça vai contribuir positivamente para o ambiente. Como é óbvio temos que correr mais, uma das armas do Sporting é o contra-ataque e temos de combater isso da melhor forma. Temos trabalhado nesse sentido. (…) As pessoas não imaginam a importância que é sentirmos o ambiente e sentirmos que temos alguém a puxar por nós. Em determinados momentos do jogo a equipa vai-se abaixo, mas os adeptos fazem muita diferença e trazem-nos sempre para cima, aumentando a intensidade. Sendo perto de casa faço questão que aparecem e que nos ajudem a conquistar o primeiro troféu da época, que é muito importante», pediu Leonel Fernandes.