Adeptos dos Dallas Mavericks protestam contra a troca de Luka Doncic
Adeptos dos Dallas Mavericks protestam contra a troca de Luka Doncic
Foto: IMAGO

A louca, louca época de transferências na NBA: tudo o que aconteceu

BASQUETEBOL09.02.202519:33

Desde a troca entre Doncic e Davis até à transferência de Micic para os Suns, os últimos quatro dias do mercado foram de assombro

Quando tudo parecia calmo e tranquilo, surgiu o anúncio de uma troca entre os Lakers e os Mavericks que agitou as águas no mundo mágico da NBA. Luka Doncic tornou-se residente em Los Angeles e Anthony Davis mudou-se para o Texas, mas foi só o começo.

Para além da troca surpreendente e inesperada, houve várias outras que podem vir a mudar o equilíbrio da liga para o resto da temporada. No entanto, sem dúvida que a troca Doncic-Davis foi a que causou maior sensação, levando os adeptos dos Mavericks a comportamentos extremos, ameaçando e ridicularizando até o diretor-geral da equipa, Nico Harrison.

Nem os próprios jogadores pareciam acreditar, algo que ficou evidente na expressão de Doncic quando pisou Los Angeles, com uma sensação de incredulidade a dominá-lo. A estrela eslovena ainda não fez a sua estreia pelos Lakers, mas espera-se que isso aconteça em breve. Como um jogador extremamente talentoso e influente, prevê-se que ajude significativamente a equipa de JJ Redick a regressar aos playoffs.

Não nos podemos esquecer que estamos a falar de um jogador que, no ano passado, liderou o esforço dos Mavericks para chegarem às finais e que este ano está a registar uma média de 28,1 pontos, 8,3 ressaltos, 7,8 assistências e 2 roubos de bola por jogo. Estes números são verdadeiramente impressionantes, no entanto, se olharmos para o outro lado da moeda, veremos que Doncic também apresenta também alguns pontos negativos.

Trata-se sobretudo da sua condição física e do seu... peso, uma vez que se acredita que os Mavericks tinham várias preocupações em relação a estes dois aspetos. No plano oposto, os texanos contrataram um jogador monstruoso, que é, todavia, propenso a lesões, algo que infelizmente se comprovou logo na estreia de Anthony Davis pelos Mavs. Apesar de ter feito um excelente jogo, lesionou-se sem sequer ter entrado em contacto com um adversário.

A mudança de era nos Bucks

O verdadeiro vencedor das trocas só se torna evidente após os resultados. O que muitos fãs querem ver é como Kuzma e o ex-jogador do PAOK, Kevin Porter Jr., se adaptarão ao lado de Giannis nos Bucks. O fim de uma era que chegou com a saída de Middleton cria novas condições em Milwaukee, e será interessante ver se esta nova configuração se estabelecerá com sucesso.

Neste momento, os Bucks ocupam o quinto lugar na liga, com Middleton lesionado e indisponível para vários jogos durante a temporada, pelo que a sua ausência pode não ser tão notória como se poderia esperar. Por outro lado, embora os Veados não tenham contratado jogadores de renome, tanto Kuzma como Porter são elementos que podem encontrar o seu papel e tornar-se extremamente valiosos numa equipa que se baseia em jogadores de rotação que complementam Giannis e Lillard.

O final feliz no drama Butler

Um folhetim aparentemente interminável parecia ser o que estava a desenrolar-se entre o Miami Heat e Jimmy Butler. No entanto, chegou-se finalmente a um acordo e o Buckets transferiu-se para os Golden State Warriors, juntando-se assim à equipa de Stephen Curry. Butler não demorou a mostrar o seu valor, combinando com Curry para um total de 59 pontos na estreia. No horizonte, vislumbra-se já a possibilidade de uma nova dupla dos Splash Bros!

Embora inicialmente Butler tenha rejeitado os Warriors e demonstrado forte interesse nos Phoenix Suns, o jogador de 35 anos acabou por reconsiderar, optando pelo que considerou ser melhor para si e para a sua saúde mental. No entanto, os Warriors ainda têm trabalho pela frente, pois atualmente encontram-se fora dos dez primeiros lugares e lutam por uma posição nos play-in.

Novo desafio para Micic

E por falar em Suns, desde 6 de fevereiro que o antigo MVP da Euroliga, Vasilije Micic, faz parte da equipa. O astro sérvio tinha encontrado bastante tempo de jogo no... hospital dos Hornets, mas não era uma peça fundamental e, com a temporada a escapar-se gradualmente, em Phoenix decidiu-se que precisavam de um jogador alto! Jusuf Nurkic chegou a Charlotte para substituir o sérvio, na tentativa de... pôr ordem na casa.

Micic integra-se num ambiente muito mais exigente, composto por jogadores de maior calibre (Booker, Beal, Jones, Durant), e parece bastante difícil que encontre tempo de jogo significativo no Phoenix. É por isso que os rumores sobre o seu regresso à Europa no verão começam, pouco a pouco, a aumentar e a tornar-se mais realistas.

Trocas que podem mudar a época

Também são dignas de nota as transferências de D'Andre Hunter para os Cavaliers, que têm um registo de 42-9, adicionando mais um jogador alto ao seu plantel já bem preenchido, enquanto Caris LeVert fez o percurso inverso, juntando-se aos Hawks. Além disso, a troca entre Fox e LaVine é uma jogada extremamente interessante, pois estamos a falar de dois jogadores capazes de transformar uma equipa para melhor com a sua presença em campo, trazendo energia, organização e muitos, muitos pontos!

Num tom mais descontraído, vale a pena comentar a verdadeira odisseia de Dennis Schröder! O astro alemão e MVP do Campeonato Mundial de Basquetebol de 2023 transformou-se numa autêntica ave migratória do basquetebol, facto que se tornou evidente nos últimos dias do prazo de transferências.

Schröder foi transferido dos Warriors para os Jazz e, de seguida, para os Pistons. No início da época, jogava pelos Nets, o que significa que em cerca de cinco meses mudou de equipa quatro vezes! Esta situação ilustra bem a natureza imprevisível e por vezes caótica do mercado de transferências da NBA.

Schröder, um jogador de inegável talento, vê-se assim numa situação peculiar, saltando de equipa em equipa num curto espaço de tempo. É um cenário que levanta questões sobre a estabilidade dos jogadores e as estratégias das equipas na liga. Para um atleta do calibre de Schröder, MVP de um Campeonato Mundial, esta constante mudança pode ser desafiante, tanto a nível profissional como pessoal. No entanto, também demonstra a sua versatilidade e a procura que existe pelos seus serviços no mercado da NBA. Esta sequência de transferências torna-se ainda mais notável quando consideramos o impacto que Schröder teve no Campeonato Mundial. Passar de herói nacional a jogador itinerante na NBA em tão pouco tempo é, sem dúvida, uma reviravolta digna de nota no mundo do basquetebol profissional.

Notável é também a transferência de Bogdan Bogdanovic para os Clippers, juntando-se a James Harden. A equipa, atualmente na 7ª posição da Conferência Oeste, encontrou finalmente o atirador que há tanto procurava. Embora o sérvio não esteja a registar percentagens impressionantes esta época (30,1%), representa uma opção fiável para uma equipa que necessita de um jogador capaz de desbloquear o jogo quando a estrela da equipa (neste caso, Harden) não está na sua melhor noite.

O fim chegou, mas não estamos a falar de uma adição, e sim de uma rescisão. Daniel Theis foi libertado pelos Thunder - após ter sido transferido dos Pelicans - e agora o seu nome está a ser associado a várias equipas europeias. No entanto, de acordo com as últimas informações, o Mónaco parece ser o destino mais provável para o jogador.