Rochele acaba de prata no Grand Slam de Baku
Judoca do Benfica garantiu a única medalha de Portugal no Grand Slam de Baku
Num combate em que ambas estiveram mais à espera do erro da adversária do que em terem a iniciativa da ação para atacar, razão pela qual quando ainda faltavam mais de 1.30m no cronómetro cada uma somava já dois shidos, Rochele Nunes (+78 kg) teve de se contentar com medalha de prata no Grand Slam de Baku ao perder a final, por castigos a 37s do fim, face à brasileira Beatriz Souza (7.ª).
Depois de terem repartido a vitória em 2019, esta foi a terceira vez que as duas judocas se encontraram no Circuito Mundial, para o qual amealharam mais preciosos pontos.
No caso, 1000 para Souza e 700 para Rochele, que lhes permitirão reforçar ou mesmo fazê-las subir no ranking mundial e, ainda mais importante nesta altura, no de qualificação olímpica para os Jogos de Paris-2024, no qual a brasileira é 10.ª e a portuguesa 12.ª (15.ª no Mundial). Lugares que, neste momento, as levariam à capital francesa.
Ainda que tenha ficado isenta da ronda inaugural, a olímpica do Benfica e duas vezes medalha de bronze no Europeu acabou por efetuar quatro combates. Depois de eliminar a dominicana Moira Morillo (27.ª) por ippon na segunda ronda, nos quartos de final dois wazaris permitiram-lhe ultrapassar a turca Hilal Ozturk (16.ª).
Já na meia-final uma vitória por castigos face à russa Elis Startseva (154.ª do ranking) assegurou que não sairia sem subir ao pódio e fazer hastear a Bandeira Nacional na capital do Azerbaijão. Note-se que esta foi a 13.ª medalha de Rochele no Circuito desde 2019, quando passou a combater por Portugal, e a oitava num grand slam. O último pódio, ouro, havia sido celebrado no Grand Prix de Dushanbe, em junho.
Seleção Nacional
Masculinos
-81 kg João Fernando 7.º classificado (4 v-2 d)
-100 kg Jorge Fonseca 5.º classificado (3 v-2 d)
Femininos
-52 kg Joana Diogo não classificada (0 v-1 d)
-52 kg Maria Siderot não classificada (0 v-1 d)
-57 kg Telma Monteiro 7.ª classificada (2 v-2 d)
-63 kg Bárbara Timo 5.ª classificada (3 v-2 d)
+78 kg Rochele Nunes 2.ª classificada (3 v-1 d)
Selecionadores: Pedro Soares e Marco Morais