V Sports reduz participação na SAD para garantir presença do Aston Villa na UEFA

Vitória de Guimarães V Sports reduz participação na SAD para garantir presença do Aston Villa na UEFA

NACIONAL29.06.202317:38

O fundo V Sports anunciou esta quinta-feira que reduziu a sua participação na SAD do Vitória «para 29 por cento através da transferência de 17 por cento das ações» para o clube minhoto.

Recorde-se que a 3 de março de 2023, os sócios vitorianos aprovaram em assembleia geral a alienação de 46 por cento das ações da SAD ao fundo V Sports, que detém o Aston Villa, a troco de €5,5 milhões.

Neste novo cenário, Nassef Sawiris e Wes Edens, até agora os representantes do V Sports na SAD vitoriana, deixaram de ter assento no Conselho de Administração «de forma a cumprir com todas as determinações da UEFA e assegurar a independência de ambas as sociedades desportivas: Vitória Sport Clube – Futebol SAD e Aston Villa FC».

O comunicado difundido pelo Vitória adianta que mais esclarecimentos sobre esta situação serão prestados pelos conquistadores esta sexta-feira.

No passado dia 20 de junho, A BOLA noticiou que a UEFA iria analisar três casos de clubes que participam nas competições europeias e que são detidos pelo mesmo proprietário ou que têm acionistas comuns envolvidos na gestão, entre eles o Vitória e o Aston Villa, o que fere os regulamentos do organismo em matéria de integridade das competições.

Para a garantir, a UEFA proíbe que dois clubes com o mesmo dono ou acionista com poderes de gestão se cruzem nas competições europeias.

Apesar de o presidente do Vitória, António Miguel Cardoso, ter uma leitura diferente do artigo 5.º do Regulamento de Competições da UEFA, juristas consultados por A BOLA consideram ser irrelevante para o organismo que o clube tenha posição maioritária na SAD e a V Sports minoritária, porque para todos os efeitos Nassef Sawiris e Wes Edens tinham funções na gestão do Vitória.

Aston Villa e Vitória vão participar na Liga Conferência, os ingleses no play-off, os minhotos na 2.ª pré-eliminatória da prova. Se a UEFA decidisse que um dos clubes não poderia participar nas competições europeias em 2023/2024 seria o Aston Villa a saltar fora e não o Vitória. Isto porque, de acordo com o artigo 5.02, os minhotos teriam sempre a sua posição europeia salvaguardada por terem terminado o campeonato nacional em 6.º lugar, ao passo que o emblema de Birmingham ficou no 7.º posto na Premier League.

Com esta alteração da estrutura societária dos conquistadores, a situação fica resolvida.

Destaques