Futebol Feminino «Temos feito um grande trabalho e merecemos que nos continuem a dar a mão»
Dolores Silva, capitã da Seleção Nacional, mostrou-se orgulhosa pela qualificação, a primeira da história, para a fase final da próxima edição do campeonato do mundo.
«É difícil expressar o que sentimos neste momento. Foi um momento muito esperado por várias gerações, pela nossa. Pelo abrir portas para as futuras, foi o que falei e é o que friso neste momento. Acho que ainda não temos bem a noção da grandeza do que acabámos de fazer, mas estamos extremamente orgulhosos, porque lutamos e trabalhamos muito para chegar aqui. Merecemos muito estar num Mundial pela primeira vez e fazer história para Portugal», comentou, em declarações ao Canal 11.
A jogadora admitiu que este é o «momento» do futebol feminino português: «É o momento do futebol feminino português e de todas nós. De todos os que têm de abrir ainda mais os olhos, porque nós, mulheres, temos feito um grande trabalho e uma grande evolução nos últimos anos e merecemos que nos continuem a dar a mão. E agora, acima de tudo, continuem a acreditar em nós e a apostar que o futebol feminino em Portugal tem muito qualidade e um grande futuro pela frente.»
Dolores Silva considera que este feito inédito é a «cereja no topo do bolo» para a equipa das equipas.
«É uma valorização de todos estes anos de trabalho. Sobretudo nos últimos anos em que conseguimos o apuramento para duas fases finais de Europeus e conseguimos agora fazer história e atingir um Mundial. É um momento de valorização da jogadora portuguesa e oxalá que continuem a abrir-se mais portas, a acreditar em nós e a apostarem em nós. Acreditem que temos muita qualidade e agora venha o Mundial», atirou.
A capitã da Seleção Nacional não foi a única a prestar declarações.
- Patrícia Morais: «É um sonho. É aproveitar ao máximo este momento. É um dos patamares mais altos. É festejar hoje e amanhã, sem parar.»
- Inês Pereira, sobre o momento em que os Camarões fazem o empate: «Sabíamos que estávamos por cima, as oportunidades que demos foram erros nossos. Marcaram, mas sabíamos que a nossa capacidade e conexão iam sobressair. Felizmente conseguimos logo o penálti e a Carole [Costa], com classe e calma, marcou e foi a euforia total.»
- Tatiana Pinto, eleita melhor em campo: «Hoje ganhei tudo, mas o mais importante é que estamos no Mundial. Entrámos muito bem e podíamos ter resolvido na 1ª parte. Sofremos por culpa própria, mas conseguimos e estou muito orgulhosa. É um sonho para todas as gerações que passaram e às quesonham cá estar. Muito contente por poder fazer parte desta história e mudar o futebol feminino português.»
- Jéssica Silva: «Tenho a certeza que muitos portugueses acordaram às 6.30 horas para nos ver. Isso diz muito. Precisamos que invistam no futebol feminino e que nos olhem com olhos de ver. Quem nos observa há muito tempo, vê o processo evolutivo da seleção.»
- Vanessa Marques: «Todo o apoio é muito importante na nossa caminhada. Uma vez mais, é fruto do nosso trabalho e do apoio das pessoas, estamos muito orgulhosas por esta bela página que estamos a escrever.»