Guarda-redes foi titular em Vila do Conde, mas não está inscrito pelo Sporting na UEFA Champions League e ficará fora dos jogos com Leipzig e Bolonha
0 seconds of 3 minutes, 48 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
03:48
03:48
 
Diego Callai, 20 anos (SPORTING CP)

Sporting já definiu o que fazer com Diego Callai

Jovem guarda-redes já teve proposta para sair neste mercado mas leões veem nele o futuro da baliza de Alvalade pós-Rui Silva. Prolongamento do contrato vai avançar

Com a chegada de Rui Silva para titular na baliza do Sporting passaram a quatro os guarda-redes atualmente a trabalhar diariamente no plantel profissional leonino e com isso a chegada de proposta pelo mais jovem, Diego Callai. Clube necessitado de reforçar a posição olhou para o elevado número de guarda-redes em Alvalade e ainda tentou levar o guardião de 20 anos mas levou nega da administração leonina, que tem outros planos: vê nele o futuro pós Rui Silva e por isso vai fazer aposta de futuro no jovem formado em Alcochete.

Rui Silva (30 anos)
É o número 1 na baliza do Sporting. Ainda não pode jogar na Champions, porque os reforços de inverno só podem ser inscritos na prova na fase a eliminar, mas de resto é o titular de Rui Borges. Foi contrato ao Betis por 4,75 milhões de euros, mais um milhão por objetivos, assinou contrato válido até junho de 2028.

A saída do espanhol Antonio Adán no final da época abriu as portas à contratação de um guarda-redes. Os verdes e brancos contrataram Kovacevic ao Raków, da Polónia, por 5 milhões de euros, mas o bósnio, que chegou a Alvalade para ser titular, acabou relegado para número dois, atrás de Franco Israel. O uruguaio também comprometeu e neste mercado de inverno a SAD leonina pagou 4,75 milhões de euros para resgatar Rui Silva ao Betis. E passaram a ser quatro os guarda-redes do plantel.

Franco Israel (24 anos)
Em Alvalade desde 2022/2023, foi sempre suplente de Adán, até à lesão do espanhol na fase final da época passada. Começou a época como suplente de Kovacevic, mas cedo se revelou melhor do que o bósnio, ainda curto para ser o titular do campeão. É outra vez o número dois, na próxima época pode querer tentar outras oportunidades...

O mais novo, Callai, podia já ter saído, porque um clube de Liga manifestou interesse em recebê-lo mas acabou por levar nega dos leões. E a razão foi simples: Rui Silva é o número um; Israel, atual número dois, deve no final da temporada olhar para outros destinos onde possa assumir a titularidade; Kovacevic está no mercado para colocação por empréstimo e se se consumar essa saída, passa Callai a terceira opção esta temporada, de olho a ser segunda na próxima e com objetivo de titularidade uma vez terminada a era Rui Silva, que assinou até 2028, altura em que Callai terá 23/24 anos…

Vladan Kovacevic (26 anos)
Foi contratado no verão aos polacos do Raków, por 5 milhões de euros, mas acabou por não agarrar a titularidade que lhe estava guardada. Lesão em setembro antecipou a promoção de Franco Israel e o bósnio nunca mais voltou a ser o número 1. Os verdes e brancos procura colocá-lo por empréstimo neste mercado de janeiro.

Está então visto que o jovem brasileiro — filho de Diego, antigo guarda-redes do V. Setúbal —, que está em Portugal desde os 11 anos e espera pela naturalização portuguesa, é aposta para ter em conta no futuro em Alvalade. Tem contrato válido até junho de 2027, renovação do vínculo avança depois de fechada a janela do mercado de transferência de inverno, o que acontece na próxima semana.

Diego Callai (20 anos)
Chegou a Portugal aos 11 anos, vindo do Brasil, onde jogava no Juventude, de Caxias do Sul. No Sporting desde 2015/2016, nos sub-12, passou por todos os escalões até sénior, trabalhando há várias épocas na (ou com) a equipa principal. Na segunda metade da temporada passada esteve cedido ao Feirense, voltou ao leão este verão.