Lucas Rayan teve alguns minutos de jogo diante do Celtic e Sunderland, adversários dos leões durante o estágio realizado no Algarve
Lucas Rayan teve alguns minutos de jogo diante do Celtic e Sunderland, adversários dos leões durante o estágio realizado no Algarve (Foto: Carlos Vidigal JR./Kapta+)

Sporting: «É um jogador de equipa grande, certamente vai ganhar espaço»

Rayan Lucas foi contratado ao Flamengo para a equipa B, mas ganhou confiança de Rui Borges para integrar estágio no Algarve. Minutos somados contra o Celtic e Sunderland deixaram boas indicações e garantiu, para já, uma vaga na equipa até ao jogo da Supertaça. Nuno Campos conta a A BOLA como o trabalhou para ser médio no futebol europeu

Rayan Lucas chegou a Alvalade este verão por empréstimo do Flamengo, com opção de compra (€4 milhões por 70% do passe) para integrar a formação B, que jogará na Liga 2, mas Rui Borges integrou-o no estágio de pré-época que a equipa principal realizou em Lagos, no Algarve. E, diga-se, o médio não deixou créditos por mãos alheias e tem aproveitado os escassos minutos concedidos nos jogos de preparação para se mostrar. Tanto que irá manter-se nos trabalhos da equipa principal até ao jogo da Supertaça, com o Benfica.

Mas, nada melhor do que ouvir da boca de quem o trabalhou para dar o salto para a Europa, se Rayan Lucas poderá ser aposta para a Liga.

«Uma das melhores características dele é querer sempre a bola, não tem medo de nada, assume o jogo como ninguém, é jogador de equipa grande nesse aspeto, certamente vai ganhar o seu espaço», disse Nuno Campos, que o treinou nos sub-20 do Flamengo.

Nuno Campos é agora treinador do húngaros do Zalaegerszeg (Facebook Nuno Campos)

Questionado sobre qual foi o trabalho individual que fez com o brasileiro para o ajudar a crescer, o agora treinador dos húngaros do Zalaegerszeg foi claro: «Muito do que fiz com ele foi conseguir que recepcionasse a bola imediatamente com a intenção de a tirar da zona de pressão, fizesse logo o passe para a frente e recebesse a bola já virado para a frente. No início jogava muito para trás, dava muitos toques na bola, o grande trabalho em que ele melhorou imenso foi passar a jogar quase sempre para a frente e dar menos toques para fazer a diferença nos passes entrelinhas ou em profundidade. Tornou-se num jogador de último passe ou entrelinhas para queimar fases do jogo ofensivo.»

É forte nos duelos um para um, não perde a bola facilmente. Será muito útil ao longo de uma época tão grande como o Sporting vai ter

Acrescentando: «Dizia-lhe que ele era um médio para qualquer país da Europa ou clube porque a capacidade dele permite-lhe jogar nos melhores clubes, com tempo. Falava-lhe muito em fazer o jogo dos médios da Europa, a dois toques, passes mais incisivos, a jogar para a frente para se destacar na Europa. Chamavam-lhe de meu filho, acho carinhoso, porque também o ajudei a crescer nalgumas coisas e ele, com a sua abertura mental para crescer, fez o resto ser muito mais fácil.»

Lucas Rayan foi peça fulcral na conquista da Libertadores em sub-20 (Flamengo)

«RUI BORGES VAI GOSTAR DELE»

Nuno Campos não tem dúvidas de que Rayan Lucas tem perfil para agradar a Rui Borges: «É forte nos duelos, um jogador que qualquer treinador gosta de ter porque pode sempre confiar nele para a parte defensiva, mas com bola traz muita coisa ao jogo porque tem muita capacidade para não ser pressionado, sair no um contra um, não perde a bola facilmente, com tempo o Rui vai começar a olhar para ele e a gostar dele. Será natural isso acontecer, é um jogador bastante maduro para a idade que tem, vai ser útil ao longo de uma época tão grande como o Sporting vai ter.»

É um jogador mentalmente muito forte, que teve uma infância difícil, mas que consegue sempre ultrapassar as situações difíceis. Tem uma capacidade incomum de querer a bola e assumir-se como o patrão do meio-campo

Feitos todos os elogios, Nuno Campos falou da adaptação que o jogador precisa de ter. «Ele já tem muitos aspectos de um patamar alto porque a maturidade que apresenta hoje com a idade que tem é elevada, o facto de ele assumir o jogo sem ter receio de nada também faz com que ele já esteja preparado para jogar ao mais alto nível. A única questão que, por vezes, temos de dar algum tempo é na adaptação ao modelo de jogo do treinador, seja ele qual for, neste caso é ele conhecer melhor as ideias do Rui o mais rapidamente possível, de forma a que permita adaptar-se a essas ideias, agradar ao treinador e aparecer mais na equipa», realçou.

UM DOS SOBREVIVENTES NO NINHO

Nascido no Complexo da Penha, na zona Norte do Rio de Janeiro, Rayan Lucas começou por jogar futsal e foi descoberto pelo mengão, através do projeto Escola Flamengo. Aos 11 anos ingressou no Ninho do Urubu, sendo um dos sobreviventes do incêndio que deflagrou no espaço, em 2019, que vitimou uma dezena de pessoas. Começou a dar nas vistas por causa do cabelo, parecido ao do jogador colombiano Juan Cuadrado, mas as qualidades técnicas desde cedo foram sendo elogiadas e tido como um diamante por lapidar.

«É um jogador mentalmente muito forte, que teve uma infância difícil, mas que consegue sempre ultrapassar as situações difíceis. Tem uma capacidade incomum de querer a bola e assumir-se como o patrão do meio-campo. Talvez esse passado tenha feito dele hoje o jogador que já é com essa mentalmente forte que referi e ainda com a maturidade acima da média, tendo em conta a idade dele», afirmou o técnico.

No final de 2023, o agora jogador do Sporting começou a ter oportunidade de trabalhar com a equipa principal, pela mão de Tite, que se manteve sempre atento à formação.

Já com Nuno Campos no comando técnico da equipa sub-20 do Flamengo, o jogador conheceu evolução considerável, o que levou a que o seu nome voltasse a constar das convocatórias da canarinha do referido escalão, sendo que o médio esteve em evidência, no passado mês, aquando de um jogo de caráter particular em que o Brasil venceu a Coreia do Sul (4-0) e Rayan Lucas assinou um dos golos da vitória.

Rayan Lucas ao serviço dos sub-20 do Brasil (CBF)

Sugestão de vídeo: