João Leite, advogado, candidato à presidência da MAG do Benfica (D.R.)
João Leite, advogado, candidato à presidência da MAG do Benfica (D.R.)

Servir o Benfica apresenta o seu candidato

João Leite, como A BOLA anunciou em primeira mão, propõe-se à presidência da Mesa da Assembleia Geral

João Leite, advogado de 49 anos, vai ser candidato à Presidência da Mesa da Assembleia Geral do Benfica nas eleições de 25 de outubro, proposto pelo Movimento Servir o Benfica, informação que A BOLA já tinha avançado em primeira mão.

COMUNICADO DO SERVIR O BENFICA

«A candidatura será liderada pelo associado João Leite, um dos membros fundadores do Movimento, responsável pela coordenação e redação das três propostas de revisão estatutária apresentadas pelo Servir o Benfica nos últimos quatro anos.

Na sequência da revisão estatutária, que definiu que os atos eleitorais do clube sejam realizados através de listas separadas para os diferentes Órgãos Sociais, consideramos ser essencial apresentar uma candidatura autónoma à Mesa da Assembleia Geral, com o objetivo de continuar a aprofundar a participação associativa no clube e servir o Sport Lisboa e Benfica com seriedade, independência e sentido institucional.

Serão vários os desafios do próximo mandato: a organização de uma terceira Assembleia Geral Ordinária, a imperiosa necessidade de aumentar a participação dos associados nas reuniões magnas, a elaboração de um regimento que regule o funcionamento das mesmas e um debate conclusivo sobre a transmissão dos trabalhos para todos os sócios do clube.

Queremos devolver às Assembleias Gerais a importância que lhes é devida, como espaço central de deliberação, transparência e envolvimento dos benfiquistas na vida do clube. A lista completa será apresentada nas próximas semanas e será composta por associados profundamente envolvidos com o clube e com as competências necessárias para enriquecer os trabalhos da Mesa da Assembleia Geral.

A participação dos sócios na vida do clube, em particular no ato eleitoral, é essencial. O Servir o Benfica espera que todas as candidaturas aos diferentes órgãos sociais possam expor os seus projetos e esclarecer os associados.

É igualmente fundamental que o clube, através dos seus órgãos de comunicação, assegure o espaço e a visibilidade adequados para esse esclarecimento, tal como sucedeu nas eleições de 2021. Um Sport Lisboa e Benfica mais participado pelos seus associados será um clube mais unido e vencedor. Viva o Sport Lisboa e Benfica!»

João Leite será candidato exclusivamente à presidência da Mesa da Assembleia Geral, o que é possível à luz dos novos estatutos. Poderá haver candidaturas que apresentem nomes para Direção, Mesa da Asembleia Geral e Conselho Fiscal ou para apenas um destes Órgãos Sociais.

O Benfica tem, neste momento, cinco candidatos à presidência da Direção: João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer, Cristóvão Carvalho e Rui Costa, o presidente em funções. Luís Filipe Vieira e Mauro Xavier ainda poderão entrar na corrida eleitoral.

Sugestão de vídeo: