Fábio recebeu uma placa comemorativa do recorde, no Estádio Maracanã, antes da partida com o América Cali, da Colômbia (Foto: Celso Pupo/IMAGO) - Foto: IMAGO

Recorde de futebolista com mais jogos já tem novo dono

Fábio somou a 1391.ª partida na carreira e ultrapassou o lendário Peter Shilton. Cristiano Ronaldo segue no terceiro lugar

O recorde de jogador com mais jogos na história do futebol tem um novo nome: ao ter defrontado, pelo Fluminense, o América Cali, da Colômbia, na última madrugada (2-0, agregado de 4-1), para a segunda mão dos oitavos de final da Taça Sul-Americana, o guarda-redes Fábio bateu o recorde que pertencia ao inglês Peter Shilton. O novo máximo está agora nos 1391 jogos, marca registada do guardião brasileiro de 44 anos que esteve em destaque no Mundial de Clubes recentemente realizado nos Estados Unidos.

O Cruzeiro, de Belo Horizonte, foi o clube pelo qual fez mais partidas, 976, seguido do Fluminense (235), Vasco da Gama (150) e União Bandeirante (30).

Na lista dos top 5 consta também o nome de Cristiano Ronaldo, em terceiro lugar, com 1283 jogos.

Fábio começou a carreira sénior em 1997, no União Bandeirante, tendo daí rumado ao Vasco da Gama, onde esteve quatro épocas, seguindo-se depois 16 temporadas no Cruzeiro.

No currículo consta um Mundial sub-17 pelo Brasil, uma Copa América, três títulos de campeão nacional, três Taças do Brasil, uma Taça Libertadores, uma Taça Sul-Americana e uma Taça Mercosul .

Vídeo sugerido