Gary Lineker é um dos mais respeitados comentadores na Grã-Bretanha. Foto: IMAGO

Se voltasse atrás Lineker gostaria de ter jogado no Benfica: «É um clube enorme!»

Antigo internacional inglês valoriza «grande história» de um clube que produziu «muitos bons jogadores»

Gary Lineker partilhou admiração pelo Benfica no podcast The Rest is Football, no qual participa com Alan Shearer e Micah Richards. O antigo avançado internacional inglês, 64 anos, um dos mais respeitados comentadores televisivos na Grã-Bretanha, foi desafiado a escolher um clube no qual gostaria de ter jogado. E, sim, escolheu o Benfica.

Grande figura do futebol inglês, Lineker jogou no Leicester, Everton, Barcelona, Tottenham e Nagoya Grampus. Com 48 golos em 80 internacionalizações ainda é o quarto melhor marcador de sempre de Inglaterra, atrás de Harry Kane, Wayne Rooney e Bobby Charlton. Foi o melhor marcador do Mundial-1986, com seis golos, e ganhou a Bola de Ouro em 1986.

No referido podcast, Lineker, Shearer e Richards respondiam a perguntas enviadas por quem assiste ao podcast. E fizeram a seguinte pergunta: Se pudesse voltar atrás na carreira e tivesse a oportunidade de jogar num clube fora das ligas top 5 qual seria e porquê? 

Bobby Robson, selecionador inglês no Mundial-1986, entrega a bota de ouro a Lineker, melhor marcador da prova

«Escolheria o Benfica, porque Lisboa é um sítio espetacular para viver e o Benfica é um clube enorme, grande história, produziu muitos jogadores bons», respondeu Lineker.

Alan Shearer, outro antigo goleador inglês, disse que teria de optar «por algum sítio na América, Los Angeles ou algo parecido».

«Bem escolhido», atirou Shearer, que perguntou: «E que tal na Argentina? Buenos Aires. River Plate ou Boca Juniors

Micah Richards, antigo central, escolheu o Celtic. «Adoraria jogar pelo Celtic», atirou o agora também comentador televisivo.