Fotos e vídeo: pancadaria grave, jogo interrompido e centenas de detidos na Argentina

Independiente-Universidad de Chile foi parado devido a confrontos na bancada

Cenas muito violentas de pancadaria nas bancadas do Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, Buenos Aires, levaram esta madrugada à suspensão do jogo entre Independiente e Universidad de Chile, nos oitavos de final da Taça Sul-Americana.

A Conmebol decidiu interromper o jogo aos 62 minutos, com o marcador em 1-1, dado o descontrolo vivido nas bancadas, alegadamente iniciado pelos chilenos

Galeria de imagens 11 Fotos

Segundo o jornal argentino Olé, a briga terá começado no intervalo de jogo, quando visitantes incendiaram objetos no setor e arremessaram cadeiras, pedras, bombas e outros objetos na direção dos argentinos.

O Canal Tyc Sports fala em pelo menos 300 chilenos presos e feridos dos dois lados, incluindo dez casos graves.

Tudo piorou com jogo parado

As cenas de maior gravidade terão acontecido já com o jogo suspenso e ordem nos altifalantes do estádio para os adeptos saírem.

Aí, a maior parte dos chilenos deixou o estádio, mas integrantes das claques mais violentas do Independiente conseguiram entrar no setor visitante e encurralar um número bastante inferior de chilenos que permaneciam dentro do estádio. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram chilenos cercados e obrigados a despir-se, fugindo e sendo agredidos em roupa interior.

Em momento arrepiante, muitos fugiram até ao final da bancada que dá para a rua e um, pendurado do lado de fora, acaba por cair para o vazio, desconhecendo-se o seu estado.

Só aqui, em ação já criticada por muitos, é que a polícia entrou na bancada.

Em comunicado oficial, a Conmebol confirmou o cancelamento devido a falta de segurança no estádio.

«A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL informou que, em função da falta de garantias de segurança por parte do clube mandante e das autoridades locais de segurança, que assegurem a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile (CHI),  o referido confronto está cancelado.

Da mesma forma, acrescentou que, tendo em vista que foram cumpridas as disposições previstas no Manual de Clubes para situações semelhantes, sem que a situação tenha sido resolvida, procede-se ao cancelamento da partida, sendo o caso encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações».

(atualizado às 8h20)

Sugestão de vídeo: