Pavlidis está na seleção grega, Samu na espanhola e Harder na dinamarquesa (fotos Imago)

Sabe quantos jogadores as seleções 'roubaram' à Liga?

Damos já a resposta: 81. Sporting é o clube mais afetado com 13 internacionais fora do plantel por semana e meia, logo seguido de Benfica, com 12. Só três emblemas não têm atletas convocados.

Já se sabe que semanas de seleções são uma dor de cabeça para os treinadores e para os clubes. Sobretudo estas datas oficiais FIFA em março, fase decisiva da temporada, na qual os jogadores já estão muito próximo dos limites da condição física e na qual qualquer excesso pode resultar em lesões ou fadiga muscular que os afaste dos importantes duelos que se seguem nas respetivas ligas.

Geovany Quenda no treino da Seleção, esta segunda-feira
Geovany Quenda no treino da Seleção, esta segunda-feira (Foto: RODRIGO ANTUNES/EPA)

Mas nada há a fazer. São estas as regras do jogo e os clubes têm de viver com elas. Mais ainda quando estão em jogo qualificações para o Mundial 2026 ou, no caso da Seleção Nacional, duplo duelo com a Dinamarca por um lugar nas meias-finais da Liga das Nações.

Contas feitas, só olhando aos planteis da Liga portuguesa, são 81 os jogadores roubados pelas seleções para os respetivos compromissos, entre hoje e domingo. Alguns com longas viagens, como Morita que fez cerca de 11 mil quilómetros para chegar ao Japão, outros com vida um pouco mais pacata, como Portugal, mas ainda assim com a dureza que a alta competição implica.

Schjelderup está ao serviço da seleção da Noruega (Foto IMAGO)

O Sporting, como poderá conferir na lista completa que apresentamos em baixo, é a equipa mais afetada: Rui Borges está a trabalhar por estes dias com menos 13 jogadores, quase meio plantel, seguido de muito perto pelo Benfica, que cedeu 12 internacionais — o FC Porto, por exemplo, emprestou cinco.

Nota ainda para SC Braga, com nove internacionais, e Famalicão, com oito. No polo oposto, estão três emblemas que estão a trabalhar com o plantel todo: Santa Clara, Nacional e Farense não cederam qualquer jogador.

Confira a lista de todos os jogadores da Liga cedidos a seleções:

Beni Mukendi (Vitória de Guimarães) foi chamado por Angola (Foto: D.R.)

V. Guimarães (4) 

Telmo Arcanjo e Bruno Varela (Cabo-Verde); Beni (Angola); Vando Félix (Guiné-Bissau) 

 

Casa Pia (3) 

Patrick Sequeira (Costa Rica); Andrian Kraev (Bulgária); Iyad Mohamed (Ilhas Comores

 

Estoril (3) 

Wagner Pina e Fabrício Garcia (Cabo Verde); Kévin Boma (Togo) 

 

Famalicão (8) 

Rodrigo Pinheiro e Gustavo Sá (Portugal sub-21); Vaclav Sejk (Chéquia sub 21); Otso Limatta (Finlândia sub 21); Otar Mamageishvilli (Geórgia sub 21) e Mirko Topic (Sérvia), Enea Mihaj (Albânia) e Zabiri (Marrocos sub 20) 

 

Moreirense (3) 

Gilberto Batista (Guiné-Bissau), Luís Asué (Guiné-Equatorial) e Jeremy Antonisse (Curaçao

 

Nacional (0) 

Tiknaz em disputa de bola com Kokçu: os dois turcos estão juntos na seleção (Foto: Miguel Nunes)

Rio Ave (6) 

Antzelo Sina (Albânia sub-21); Konstantinos Kostoulas (Grécia sub-21); Theofanis Bakoulas (Grécia sub-21); Demir Tiknaz (Turquia); Kerem Zoabi (Israel sub-19); Brandon Aguilera (Costa Rica) 

 

Arouca (4) 

Chico Lamba e Henrique Araújo (Portugal Sub-21); Sylla (Guiné Conacri) e Dante (Mali). 

 

Gil Vicente (3) 

João Marques (Portugal sub-21); Sandro Cruz (Angola); Jesús Castillo (Peru) 

 

Estrela da Amadora (5) 

Issiar Dramé (Mali); Manuel Keliano e Chico Banza (Angola); Jovane Cabral (Cabo Verde); Sérgio Malé (São Tomé e Príncipe

 

Aves SAD (4) 

Rodrigo Ribeiro (Portugal sub20); John Mercado (Equador); Eric Veiga e Gerson Rodrigues (Luxemburgo

 

Farense (0)