Richard Ríos e Rui Pedro Braz a caminho de Lisboa (X/André Hernan)
Richard Ríos e Rui Pedro Braz a caminho de Lisboa (Foto: X/André Hernan)

Richard Ríos já está a caminho do Benfica e tem companhia!

Médio colombiano foi visto a embarcar no Brasil; tem pressa para cumprir testes físicos, exames médicos e assinar contrato; investimento grande, responsabilidade enorme

O jogador mais caro da história do Benfica pisa nesta terça-feira solo encarnado. Richard Ríos, 25 anos, médio internacional colombiano, foi contratado ao Palmeiras por €27 milhões e é esperado na manhã desta terça-feira em Lisboa. Foi visto a embarcar esta segunda-feira, no Brasil, com Rui Pedro Braz, diretor desportivo dos encarnados.

Ríos vem para assinar contrato por cinco temporadas, mas antes terá de cumprir o protocolo de exames médicos e testes físicos, terá seguramente oportunidade de conhecer o Estádio da Luz e, muito provavelmente, o centro de estágio do Seixal, onde esta quarta-feira cumprirá, se tudo estiver em ordem, o primeiro treino ao lado dos novos companheiros e sob a direção do treinador Bruno Lage.

A pressa reina, pois o Benfica tem final da Supertaça, no Estádio Algarve, com o Sporting, marcada para 31 de julho, mas a ansiedade também. Bruno Lage estará ansioso por ter o jogador finalmente à disposição, Richard Ríos estará ansioso por começar a trabalhar e a tutela do futebol profissional estará ansiosa por que tudo corra bem.

Richard Ríos chega, pois, a Lisboa com a responsabilidade de justificar o maior investimento de sempre na contratação de um futebolista, superando Kokçu, médio internacional turco que motivou pagamento de €25 milhões ao Feyenoord, e sabendo que a fasquia estará elevada como nunca.

Porque o investimento é tremendo e não pode falhar, porque a temporada passada correu muito mal aos encarnados, porque o treinador Bruno Lage precisa de cimentar com bons resultados a sua missão 2025/26, porque o clube da Luz vai a eleições e Rui Costa, presidente da Direção e da SAD, já candidato assumido às eleições de 25 de outubro, não pode falhar desportivamente ou no mercado, sob pena de poder ver a concorrência capitalizar a situação.

A Supertaça e a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que envolve o Nice, de França, adversário respeitável, são desafios tremendos para o Benfica e para aquela que é, por agora, a sua bandeira.

Só mesmo João Félix poderia superar tanto entusiasmo e mediatismo, mas o atacante português ainda não está garantido na Luz, como acontece com Richard Ríos, pelo que por agora é o médio internacional colombiano de 25 anos a atrair todas as atenções.

No Brasil, choram a partida de um jogador que encheu os relvados com a camisola do Palmeiras. Ríos é admirado dentro e fora do campo, e era, sobretudo, um jogador fundamental na equipa de Abel Ferreira.

Chega, pois, a Lisboa em grande forma, com minutos nas pernas, apesar de não ter estado na partida do Palmeiras com o Atlético Mineiro, para o campeonato, e pronto para jogar quando o técnico Bruno Lage quiser.

O primeiro momento até poderá ser precisamente na nova casa, no Estádio da Luz, sábado que vem, quando os encarnados defrontarem o Fenerbahçe de José Mourinho, na Eusébio Cup.

Richard Ríos chegará acompanhado por Rui Pedro Braz, diretor desportivo dos encarnados, e poderá trazer bagagem pesada. A tal responsabilidade, mas também as malas de quem vem para ficar. Tendo em conta as circunstâncias, e ao contrário do que acontece com muitos reforços que assinam no verão, não há tempo para voltar ao país de origem e organizar a vida. Chegar, ver e jogar, provavelmente será assim.

Sugestão de vídeo

Meio-campo dos encarnados vai ganhar uma «nova dimensão»
0 seconds of 1 minute, 42 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:42
01:42