)
Quem é o lateral-esquerdo ex-Real Madrid contratado pelo Benfica?
A busca de novos talentos no futebol espanhol é incessante e é neste contexto que Rafael Obrador surge como um dos jovens mais promissores na posição de lateral esquerdo.
Aos 21 anos, o jovem maiorquino que o Benfica acaba de contratar ao Real Madrid para colmatar a venda de Álvaro Carreras cresceu a pulso, numa caminhada que o levou das categorias de base do Maiorca à prestigiada academia dos merengues e culminou na época passada com um empréstimo crucial ao Deportivo da Corunha, numa fase determinante para a sua afirmação no futebol profissional.
Natural de Palma de Maiorca, Obrador deu os seus primeiros passos no futebol em pequenos clubes locais e a sua qualidade não tardou a ser notada pelos olheiros do Maiorca, clube ao qual o canhoto chegou com 13 anos e no qual cedo começou a exibir as características que hoje o definem: intensidade, velocidade e uma notável capacidade de cobertura de todo o flanco esquerdo.
Veja as melhores imagens da ainda curta carreira de Obrador:










Ainda muito jovem, o seu talento fez-se notar, chamando a atenção de um dos maiores clubes do mundo. A sua transição para as categorias de base do Real Madrid foi um salto gigantesco, que muito ajudou a consolidar todo o potencial que o Benfica nele vê. No gigante da capital espanhola, Obrador lapidou as qualidades que já iam sendo notórias, em particular no Castilla, a equipa B do Real Madrid, ao serviço do qual o lateral-esquerdo aprimorou não só a sua capacidade defensiva, mas sobretudo a crescente projeção ofensiva.
Foi ainda no contexto de alta competição do terceiro escalão espanhol que, com apenas 18 anos, Obrador demonstrou elevados níveis de maturidade, aliados a boa leitura tática e uma capacidade física que lhe permite cobrir todo o corredor esquerdo com eficácia. Um potencial que não passou despercebido aos selecionadores nacionais, acumulando já 14 chamadas às seleções jovens de Espanha — a chamada à principal, dizem no país vizinho, é só uma questão de tempo...
Até que, no verão passado, Obrador viu a sua carreira sofrer uma viragem crucial: depois de ter integrado a pré-época da equipa principal do Real Madrid, o clube decidiu que um empréstimo poderia ser a melhor solução para o futuro imediato. O destino escolhido foi o Deportivo da Corunha, histórico emblema do futebol espanhol, hoje votado à 2.ª Liga. O sucesso de Obrador na equipa foi imediato.
O jovem lateral-esquerdo, agora contratado pelas águias, consolidou-se como peça-chave na equipa galega, somando num contexto de maior exigência competitiva um total de 33 jogos e contribuindo com 1 assistência, ao mesmo tempo que cresceu ao nível da sua robustez defensivo e da sua eficácia no apoio ao ataque. Segue-se o Benfica. O futuro promete.