Qual é a defesa do Sporting para Guimarães? Augusto Inácio e Tonel respondem
Augusto Inácio (Sérgio Miguel Santos/ASF)

Qual é a defesa do Sporting para Guimarães? Augusto Inácio e Tonel respondem

NACIONAL07.12.202308:14

A BOLA falou com o treinador e o antigo defesa, que projetaram as possíveis opções de Rúben Amorim

Rúben Amorim tem uma enorme dor de cabeça para a visita do Sporting a Guimarães. Sem Coates e St. Juste, o treinador leonino vai ter de se reinventar no setor defensivo.

A BOLA falou com Augusto Inácio e Tonel, duas figuras bem conhecidas do universo leonino, que fizeram as suas apostas quanto às possíveis opções iniciais no jogo em Guimarães.

Augusto Inácio

Que trio defensivo deve jogar com o V. Guimarães? Acho que o Luís Neto pode ser uma boa opção, mas deve ser o Gonçalo Inácio no meio do trio de centrais com Diomande no lado direito e Matheus Reis no lado esquerdo. Rúben Amorim não vai alterar o sistema tático e vai ser fiel àquilo que tem sido nestes quatro anos em que já está a treinar o Sporting.

Qual o defesa central mais influente na equipa leonina? É o Gonçalo Inácio, que também se sobressai porque o rendimento da equipa é bom. É uma pena o St. Juste estar sempre lesionado, vê-se que é um belíssimo jogador e o Sporting perde muito com isso. O Coates é o patrão da defesa, mas o que tem sido mais regular e consistente é o Gonçalo Inácio.

O Sporting deve contratar um central em janeiro? Acho que, com a ida do Geny Catamo e do Diomande para o Campeonato Africano das Nações [decorre na Costa do Marfim de 13 de janeiro a 11 de fevereiro], o Sporting vai ficar desfalcado em janeiro e pode perder pontos fatais. Já ouvi dizer publicamente que o Sporting ia contratar mais um central e médio, vamos ver se isso corresponde à verdade.

Tonel

Que trio defensivo deve jogar com o V. Guimarães? Parece-me que em condições normais será Ousmane Diomande à direita, Gonçalo Inácio ao centro e Matheus Reis no lado esquerdo do trio da defesa. Sobram Luís Neto e Eduardo Quaresma, mas considero que este não será o jogo ideal para dar competição a jogadores que esta temporada têm jogado muito pouco.

 Qual o defesa central mais influente na equipa leonina? Acho que o Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande têm tido um excelente rendimento, não consigo destacar um. Coates também é importante, mas já teve momentos de maior brilhantismo. 

O Sporting deve contratar um central em janeiro? Se o St. Juste recuperar, é uma ótima notícia, até para suprir a ausência do Diomande. Acredito que o Rúben Amorim e o Sporting vão ponderar se houver uma boa oportunidade de negócio. Não é fundamental nem estritamente necessário, mas se puder acrescentar acho que o Sporting fazia bem.