Portugueses em evidência na derrota do Bayern, Leverkusen surpreendido em casa
Turma de Munique foi derrotada pelo Bochum (2-3), depois de ter estado a ganhar por 2-0. Já os campeões perderam frente ao Werder Bremen, de André Silva (0-2). Dortmund também saiu derrotado
Os dois primeiros classificados da Bundesliga escorregaram e perderam as respetivas partidas, mesmo jogando em casa. O Bayern foi derrotado pelo Bochum (2-3), enquanto o campeão Bayer Leverkusen perdeu frente ao Werder Bremen (0-2).
Reviravolta em Munique com toque português
Em Munique, os dois portugueses do conjunto bávaro estiveram em evidência por razões totalmente opostas. Raphael Guerreiro esteve em grande e apontou os dois golos da formação da casa.
Aos 14', o internacional português estava no sítio certo para aproveitar uma carambola na área do Bochum e rematar forte para o primeiro da partida.
Já depois do penálti falhado por Gnabry (22'), Guerreiro voltou a fazer o gosto ao pé... ou, neste caso, à cabeça. Cruzamento de Ito encontrou Muller ao segundo poste, com o inglês a assistir o jogador luso, que encostou para o 2-0 (28').
O Bochum reagiu pouco depois da meia hora, quando Medic reduziu a desvantagem. Tiro do defesa croata, a fuzilar Urbig (31').
Ainda antes do intervalo, houve tempo para o outro português em campo, João Palhinha, destacar-se... pelos piores motivos. O médio foi imprudente e pisou Masouras de forma violenta, no tornozelo, e viu o vermelho direto (43').
Em superioridade numérica, o Bochum carregou à procura do golo. Nos primeiros minutos da segunda parte, Sissoko restabeleceu a igualdade, ao concluir um cruzamento de Passlack.
Kompany lançou Kane, Olise e Musiala (63'), na tentativa de voltar à dianteira da partida, mas foi o Bochum que completou a reviravolta. Combinação na frente de ataque, com Hofmann a cruzar rasteiro e Bero, no coração da área, a selar o resultado final.
Campeão vergado em casa
Em Leverkusen, mais uma surpresa. O Bayer foi surpreendido pelo Werder Bremen e saiu derrotado por 0-2.
Xabi Alonso deixou Wirtz, Frimpong e Grimaldo no banco e viu os visitantes entrarem fortes. Com sete minutos de jogo, Schmid colocou a equipa de André Silva - que foi titular - na frente.
Ao intervalo, o técnico espanhol colocou as estrelas dos farmacêuticos em campo, mas sem efeito prático. Apesar das oportunidades criadas, os campeões foram incapazes de marcar e, numa altura em que estavam balanceados para a frente, até voltaram a sofrer.
Justin Njinmah, assistido por Topp, fez o segundo da turma de Bremen, já nos descontos (90+4').
Com estas derrotas de Bayern e Leverkusen, fica tudo igual na frente da Bundesliga, com os bávaros a liderarem por oito pontos.
Dortmund... também perdeu
O Borussia Dortmund não quis ficar atrás dos outros históricos alemães... e também perdeu. A jogarem em casa, os amarelos foram derrotados pelo Augsburgo, por 0-1.
Jeffrey Gouweleeuw fez o único golo da partida, aos 23'.
De realçar que há 18 anos que Bayern Munique, Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund não perdiam no mesmo dia.
Classificação
#DAZNBundesliga