Os 99 anos do Sport Viseu e Benfica

Futebol Os 99 anos do Sport Viseu e Benfica

FUTEBOL31.07.202313:52

O Sport Viseu e Benfica comemora esta terça-feira, primeiro dia de agosto, o 99.o aniversário e com esta efeméride abre uma série de comemorações que se entenderão até à data do Centenário, em agosto de 2024.

A história do clube começou em 1924 quando os Galitos de Aveiro desafiaram os visienses para uma partida de futebol.

Sob a égide de Edmundo de Oliveira, do então Grupo União de Futebol, e de Abel Leonídio, do Sport Ribeira Viriato, foi criada uma seleção dos melhores de Viseu para defrontarem os aveirenses, sendo a bola, os equipamentos e balneários disponibilizados por ambos os clubes.

A meio do amador estágio e sem razão aparente, as direções do União e do Ribeira Viriato cortaram o apoio aos selecionados, ficando estes sem meios de continuar a preparação para aquele que seria um dos primeiros derbis da zona centro.

A revolta instalou-se entre os jogadores e culminou com a concretização da ideia do então jogador e alferes António Carlos de criar um novo clube na cidade de Viseu.

Nascia assim, em 1 de Agosto de 1924, o Sport Lisboa e Viseu, que mais tarde daria lugar ao atual Sport Viseu e Benfica, a filial número 3 do Sport Lisboa e Benfica.

São 99 anos de história de um clube que ainda hoje se orgulha do seu ecletismo, em que o atletismo e futebol sempre tiveram um grande protagonismo e por onde passaram nomes como António Simões, Rui Caçador, José Leal ou o já falecido João Manuel.

As comemorações vão estender-se ao longo de todo o ano, culminando com o Centenário, em Agosto de 2024, sendo a Comissão de Honra presidida por Fernando Seara (presidente da Assembleia Geral do Benfica), também ele um visiense com uma história de família ligada ao Sport Viseu e Benfica.