O dia mágico de Tomás com o ídolo Akturkoglu

NACIONAL29.11.202422:01

Como um pedido de uma camisola escrito em turco numa cartolina acabou com a concretização de um sonho. Tomás Gomes conheceu o avançado e visitou com a família o Seixal. O pai conta tudo

«Akturkoglu, Gomegini ver bana.» Se não percebeu, não faz mal. Essa frase foi escrita por Tomás Gomes, oito anos, numa cartolina que mostrou no Estádio Algarve, a 2 de novembro, no jogo entre Farense e Benfica. «Akturkoglu, dá-me a tua camisola», pediu Tomás. O desejo foi concretizado.

Numa iniciativa da Liga com colaboração do Benfica, o pequeno Tomás deslocou-se de Ferreiras, concelho de Albufeira, ao Centro de Formação e Treino do Benfica, para viver uma experiência que dificilmente esquecerá.

«Fizemos um cartaz escrito em turco para ver se o Akturkoglu reparava nele, o que não aconteceu durante o jogo», conta Bruno Gomes, pai de Tomás, a A BOLA. Apesar de não ter reparado no apelo em campo, mais tarde o avançado encarnado publicou nas redes sociais uma fotografia de Tomás nas bancadas, prometendo também oferecer-lhe a camisola. «Meu pequeno amigo, não tive a oportunidade de te ver no estádio, mas da próxima vez gostava de te dar a minha gomlek [camisola]», partilhou Akturkoglu

Liga Portugal tomou conhecimento do pedido de Tomás iniciou os contatos. Com a colaboração do Benfica proporcionou um encontro entre os dois no Seixal. «Quero agradecer ao Akturkoglu, à Liga, ao Benfica e ao FC Ferreiras, porque foi espetacular, cinco estrelas mesmo. Tiveram grande postura e simpatia, com toda a nossa família. Quantos cartazes vê ele nos estádios? Tivemos a sorte de ser contemplados», reconheceu Bruno Gomes. Além do pai, Tomás também teve a companhia da mãe Alexandra, da irmã Sofia e de Carlos Luzia, um dos seus treinadores no FC Ferreiras (o outro é Edinho Jr.), no qual joga nos Benjamins B. «Atua no meio ou como extremo, tanto na direita como na esquerda», acrescenta o pai, conduzindo a comparação com Akturkoglu.

Tomás joga na mesma posição de Akturkoglu e até o estilo é parecido

«O Tomás estava felicíssimo por ter concretizado o sonho de conhecê-lo e ter a camisola dele. Mas neste caso até trocaram de camisolas», contou Bruno Gomes sobre o momento, raro, de um jogador também receber uma camisola [do FC Ferreiras] de um jovem admirador.

«Somos pessoas humildes, gostamos também de dar e acho que fazia bem ao ego do miúdo o Akturkoglu também ter uma camisola dele, com o número que ele gosta [13]. Foi só um miminho, para não ser só ele a receber e o Akturkoglu também poder ter alguma coisa dele», explicou Bruno Gomes, num gesto reconhecido publicamente pelo extremo do Benfica: «Hoje tive um convidado muito especial, troquei camisolas com o meu amigo e jovem colega Tomás Gomes. Gostaria de lhe agradecer por me ter dado de presente a camisola do seu clube, Ferreiras!», escreveu o craque turco na conta no Instagram.

Tomás Gomes trocou a camisola dele do Ferreiras com a camisola de Akturkoglu do Benfica

Bruno Gomes revelou ainda o que disse Akturkoglu a Tomás: «O Akturkoglu perguntou-lhe qual era a posição que ele jogava, se gostava de marcar golos e deu-lhe alguns conselhos, dizendo ainda, em tom de brincadeira: 'Espero daqui a dez anos jogar contigo.'O miúdo só tem oito anos e ainda tem que comer muita sopa... se não chegar lá, pelo menos que se divirta», sublinhou o pai, que viu Akturkoglu «muito feliz» com a oferta. «O Ferreiras ganhou um adepto no plantel do Benfica? Penso que sim, penso que sim [risos]. Ele é um jogador 5 estrelas. Humilde e de uma simpatia muito grande», assinalou.

Foi um dia encantando e mágico, como nos contos de Harry Potter, que Tomás passou no Seixal. «Ele só queria a camisola do Akturkoglu e poder privar com ele durante alguns minutos...», enalteceu Bruno Gomes, com a família Gomes a ter ainda oportunidade de conhecer o Centro de Treinos do Benfica e de almoçar no refeitório com alguns jogadores, convivendo em especial com Lúcia Alves, «grande jogadora e pessoa», da equipa feminina.

Tomás Gomes imita Harry Potter... ou melhor imita Akturkoglu

Sonha ser como Akturkoglu e até já sabe fazer o feitiço

Apesar de ter apenas oito anos, Tomás Gomes já tem objetivos bem definidos e um deles é ser jogador de futebol, como o ídolo Akturkoglu. «É um miúdo que acompanha futebol desde que nasceu, adora jogar e conhece todos os jogadores do Benfica e quase todos da Liga. É mesmo um apaixonado por futebol», diz o pai, Bruno Gomes.

Os golos de Akturkoglu cativaram-no. E no campo Tomás até joga na mesma posição do turco. «É o jogador do momento no Benfica, faz golos e assim que o viu jogar, identificou-se logo com ele», contou Bruno Gomes. Embora o Harry Potter «não seja bem a onda dele», pelo seu ídolo já aprendeu a imitar o feitiço do mágico nos festejos. O vídeo pode ser visto no site de A BOLA.

«Em casa somos todos benfiquistas e do FC Ferreiras, que é um clube que sempre tratou bem o Tomás, que joga lá desde os quatro anos», disse, dando ainda a conhecer um pouco da personalidade do filho, que «não dorme» com a camisola do ídolo. «É muito adulto para a idade que tem. Por exemplo, quando chegámos do Seixal, ele queria era voltar logo para o treino, às 18.30 horas, porque tinha obrigações.

O treino e a escola são as preocupações dele, não pode faltar. E como não pôde ir às aulas, arranjou logo maneira de saber o que é que eles fizeram nesse dia para pôr a matéria em dia», partilhou o orgulhoso pai.