«Não vou ser hipócrita: em Portugal, quero que o Benfica perca sempre, mas a Liga Europa...»
Pinto da Costa, IMAGO

«Não vou ser hipócrita: em Portugal, quero que o Benfica perca sempre, mas a Liga Europa...»

NACIONAL17.04.202409:14

Pinto da Costa e as contas para as competições europeias

A dez dias das eleições no FC Porto, Pinto da Costa concedeu uma entrevista à Rádio Renascença em que aborda vários temas da campanha, como as finanças, a arbitragem ou Sérgio Conceição, mas também atualidade prática.

Questionado sobre se gostaria de ver o Benfica ganhar a Liga Europa, já que abriria uma chance de o FC Porto ir à Liga dos Campeões, foi direto: «Independentemente de abrir ou não abrir, gostava sempre que qualquer equipa portuguesa ganhasse uma prova internacional. Naturalmente que não vou ser hipócrita: em Portugal, quero que o Benfica perca sempre. Mas, quando qualquer equipa nacional está a jogar no estrangeiro, quero que ganhe. Obviamente queria que ganhasse.»

Significado redobrado por abrir uma possibilidade para o FC Porto. «Não redobrava, o FC Porto não está à espera disso. Agora, se isso vier por acréscimo, muito bem. O que desejo é que todas as equipas que estejam em provas internacionais vão o mais longe possível e, se puderem vencê-las, ótimo, não só para o clube, como para o futebol português.»

Qual o impacto que a ausência na Liga dos Campeões pode ter na próxima época? «O cenário claro que tem impacto, mas indo à Liga Europa também recebemos dinheiro, que será mais do que costume. E para compensar temos o que nunca tivemos, nem prevíamos: os 50 milhões que vamos receber por estar no Campeonato do Mundo de Clubes. É uma verba extra que vai tapar o buraco de uma verba normal que não entra».