Mundial 2034 na Arábia Saudita: Há «risco real» de jogadores não irem
Adeptos da Arábia Saudita no Mundial 2022 no Catar IMAGO

Mundial 2034 na Arábia Saudita: Há «risco real» de jogadores não irem

INTERNACIONAL31.10.202320:36

Associação de jogadores ingleses destaca problemas de mais uma competição internacional decorrer a meio da temporada europeia

A Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) avisou, esta terça-feira, a FIFA, dos riscos de realizar o Mundial de 2034 na Arábia Saudita durante o inverno.

O diretor executivo da PFA, Maheta Molango, acredita que os jogadores poderão desistir de competir no Mundial 2034 devido à sobrecarga,  uma vez que, à semelhança do que aconteceu com o Mundial 2022 no Catar, o torneio de 2034 também poderá ser disputado no inverno - a meio da temporada europeia - devido às temperaturas que se fazem sentir na Arábia Saudita. 

«Todos queremos que os nossos maiores torneios mostrem os nossos melhores jogadores. Isso significa que precisamos de começar a ouvir quando os jogadores começam a optar por não participar no futebol internacional devido às pressões da carga de trabalho que estão a enfrentar. Achamos que este é um risco real», afirmou Maheta Molango, ao Daily Mail.

O diretor do sindicato pediu, também, mais clareza à organização do torneio no que diz respeito à realização dos jogos: «É importante que esperemos para ver os detalhes, mas temos de chegar a uma situação em que haja uma coordenação muito maior em torno da organização do calendário global de jogos».

O caminho para a Arábia Saudita sediar a competição em 2034 foi aberto depois da desistência da Austrália, única rival. Terminado o prazo para a entrega de uma candidatura, a FIFA confirmou que a Arábia Saudita é a única candidata e, consequentemente, será a escolhida para organizar o Mundial de 2034.