Liga Revelação: Estoril e Sporting empatam e adiam decisão para a última jornada
A equipa do Estoril celebra um golo apontado na Liga Revelação de futebol. Foto: Estoril Praia SAD.

Liga Revelação: Estoril e Sporting empatam e adiam decisão para a última jornada

NACIONAL17.04.202420:14

Canarinhos e leões protagonizaram jogo equilibrado na Amoreira e... a definição do vencedor da edição 2023/24 apenas será conhecida na última jornada, na próxima semana

Campeão na Liga Revelação... só mesmo na última jornada: o ambiente era de jogo decisivo – ou muito perto disso: em caso de vitória, o Estoril garantiria de imediato a conquista da terceira edição do seu historial, ao passo que, caso o triunfo caísse para o lado do Sporting, este ficaria com vantagem no confronto direto e com a primazia para confirmar a sua primeira conquista na competição.

No final, deu... empate.

O Sporting entrou destemido e com a sua estratégia bem definida, adiantando-se no resultado através de um esquema tático logo aos seis minutos de jogo: livre indireto cruzado para a área, para desvio de cabeça de Lucas Taibo bem colocado ao segundo poste, onde apareceu Henrique Arreiol a encostar para o primeiro golo da tarde. O Estoril tentou responder de imediato e até conseguiu fazer chegar a bola ao fundo das redes sportinguistas aos 8’, mas João Tavares estava adiantado e o lance foi invalidado.

A vantagem alcançada numa fase precoce tranquilizou os leões, que se iam revelando a equipa mais perigosa e dispuseram de três oportunidades para avolumar o resultado, primeiro através de um remate de Isnaba Mané que ainda sofreu um desvio num defesa e duas situações praticamente consecutivas de Geovany Quenda, que primeiro obrigou Diogo Dias a boa estirada para canto e, na conversão, o prodígio sportinguista que trabalha amiúde com o plantel principal quase marcou de canto direto.

O Sporting não marcou e revitalizou o Estoril, que quase marcou aos 37 minutos por João Tavares, a quem Guilherme Pires negou o golo com uma excelente defesa, mas que apenas adiou o inevitável já que aos 38’ os canarinhos conseguiriam mesmo restabelecer a igualdade num remate acrobático de João Tavares que ainda desviou em Martim Filipe antes de se transformar no 1-1. Logo a seguir, aos 40’, a equipa da casa quase operou a reviravolta, mas Guilherme Pires voltou a evidenciar-se no 1x1 perante Fran Pereira.

A partida seguia frenética e até ao intervalo proporcionou mais uma ocasião para cada lado – primeiro o Sporting por Mauel Mendonça, aos 44’, a esbarrar em nova defesa de qualidade de Diogo Dias, com a resposta estorilista a chegar com um remate surpresa de Hwang ao qual Guilherme Pires respondeu novamente com competência aos 45+1’.

No segundo tempo, o equilíbrio manteve-se e Filipe Coelho, treinador estorilista, quase revelava mão de ouro quando lançou Philippe Lanquetin aos 59' e este quase atirava a contar cerca de um minuto depois, não tivesse Guilherme Pires respondido com (mais uma…) excelente defesa. No entanto, a quantidade de situações de finalização diminuiu drasticamente em relação ao animadíssimo primeiro tempo e a igualdade arrastou-se até aos instantes finais e uma ocasião para Rodrigo Ramos aos 86’.

Ao contrário de outras tardes, o melhor marcador da Liga Revelação e recordista de golos na competição não fez o gosto ao pé, tendo ainda disposto de uma derradeira possibilidade aos 90’2, mas sem e a igualdade manteve-se, apesar dos esforços das duas equipas em desfazer a igualdade. A decisão fica, por isso, adiada para a derradeira jornada, para a qual o Estoril parte em vantagem – necessita apenas de alcançar em Vizela o mesmo resultado que o Sporting, que à mesma hora defronta o Torreense.