Estrelinha de campeão
Jogadores do Sporting a celebrarem o ponto conquistado no Estádio do Dragão com os seus adeptos (Foto: GRAFISLAB)

O MISTER DE A BOLA Estrelinha de campeão

NACIONAL29.04.202417:07

O Sporting não perde o jogo e a qualquer momento vai ser campeão, mas viajou do Porto para Lisboa muito feliz com o resultado que obteve

Erro de casting

Este é daqueles jogos em que se pode dizer que o resultado foi melhor que a exibição. Uma primeira parte em que o FC Porto foi muito melhor que o Sporting e que pressionou sempre alto para o Sporting não poder desenvolver o seu jogo. O FC Porto a criar perigo, principalmente com os erros que o Sporting ia cometendo e o Sporting nunca se livrou das amarras do FC Porto. Houve um erro de casting em que Gonçalo Inácio, jogando no corredor esquerdo, nunca deu profundidade ofensiva e também acho que houve uma falta de sintonia na cobertura defensiva. O que é certo é que o Sporting nunca desenvolveu o seu jogo de forma a que o Paulinho fosse servido. Já o FC Porto estava com uma defesa completamente remendada e jogou um menino de 18 anos, Martim Fernandes. Pepe também não pôde jogar e foi rendido por Zé Pedro, enquanto Otávio chegou em janeiro. Só Wendell é que estava no plantel há mais tempo, juntamente com Diogo Costa. O Sporting podia ter aproveitado mais as debilidades defensivas do adversário.

Resultado simpático

Na primeira parte, o Sporting só fez um remate pelo Pedro Gonçalves e Paulinho cabeceou por cima da trave. Muito curto e muito pouco para aquilo que se esperava e um FC Porto que chegou aos dois golos na primeira parte e até podia ter chegado ao 3-0, que foi oferecido. Era um FC Porto mais envolvente, pressionante e capaz. O Sporting foi para o intervalo com um resultado que podia ter sido mais dilatado.

Fator Gyokeres

Na segunda parte, Rúben Amorim colocou Gyokeres a jogar e saiu Daniel Bargança, com Pedro Gonçalves atrás para dar mais profundidade ofensiva. Com Gyokeres, o jogo ganhou outra profundidade e dinâmica e claramente que o FC Porto também se tentou resguardar para não sofrer golos e foi por isso que entrou Romário Baró para o meio campo, o Pepê acabou por recuar e o Sporting, de um momento para o outro, e nisto o futebol é surpreendente, marca um golo aos 87 minutos e logo a seguir, com uma perda de bola do Nico González, Edwards fez um cruzamento-remate que apanhou Gyokeres no segundo poste e num minuto o Sporting faz dois golos e empata a partida. Ainda se estava a ver que o Sporting podia chegar à vitória, mas Edwards foi expulso e foi defender nos últimos minutos para não sofrer golos. O FC Porto também estava em desespero para alcançar a vitória, já com poucas possibilidades, e o jogo acabou mesmo com um empate a dois golos.

Sporting vai ser campeão

Muito feliz o Sporting neste resultado, talvez a pior exibição desta época durante a primeira parte, mas isso acontece também às grandes equipas que às vezes têm momentos menos bons e pode-se dizer que é estrelinha de campeão e alguma sorte, mas ao longo do campeonato o Sporting tem sido superior e vai ser campeão, independentemente da má exibição na primeira parte deste jogo. Uma nota ainda para reforçar: Martim Fernandes fez uma belíssima partida e Zé Pedro também se portou muito bem. Queria também enaltecer a bonita homenagem que os jogadores do Sporting fizeram ao Manuel Fernandes, que está a passar por um momento muito complicado, todos com a camisola número 9, na entrada das equipas. Também aos 42 minutos, quando os adeptos e sócios do FC Porto deram uma enorme ovação a Jorge Nuno Pinto da Costa, com uma demonstração de carinho e de apreço. O Sporting não perde o jogo e a qualquer momento vai ser campeão, mas viajou do Porto para Lisboa muito feliz com o resultado que obteve.