Estoril aponta à terceira conquista na Revelação: «Orgulhosos do caminho que estamos a desenvolver»
O treinador da equipa sub-23 do Estoril, Filipe Coelho, encaminha-se para o banco de suplentes antes de um jogo pela Liga Revelação em futebol. Foto: Estoril Praia SAD.

Estoril aponta à terceira conquista na Revelação: «Orgulhosos do caminho que estamos a desenvolver»

NACIONAL16.04.202414:30

Canarinhos podem garantir o título da Liga Revelação caso derrotem o Sporting, esta quinta-feira; já venceram a prova por duas vezes e o seu treinador, Filipe Coelho, sublinhou a importância dos sub-23 para o projeto desportivo da estrutura

Esta quarta-feira reservará um encontro com contornos de final na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação entre o Estoril e o Sporting, as duas únicas equipas em condições de garantir a edição 23/24 da competição: se os canarinhos vencerem a partida, garantem a conquista do troféu, a terceira no seu historial, ainda com uma jornada por disputar e podem fazê-lo perante o seu público, no Estádio António Coimbra da Mota, que recebeu todos os jogos em casa relativos a esta derradeira fase.

Na antevisão, o treinador dos sub-23 estorilistas, Filipe Coelho, assumiu a importância do jogo, mas preferiu não diferenciar a preparação relativamente aos outros desafios que conduziram a equipa a uma posição privilegiada para conquistar a prova: o Estoril lidera, com 28 pontos, mais três do que o Sporting, que soma 25. «Estamos focados no que é a preparação semanal do jogo, não fazendo nada de diferente porque somos exigentes quando pedimos e estimulamos um conteúdo no treino, seja contra o Sporting ou outra equipa qualquer», definiu.

«O que se passou no passado recente, na primeira volta, que foi que perdemos em Alcochete, ou as nossas duas vitórias na primeira fase, nada disso que é passado dizem aquilo que se pode passar quarta-feira. É um momento que temos de aproveitar», considerou o técnico dos sub-23 do Estoril, que irá defrontar os leões pela quarta vez na presente temporada depois de estes terem vencido os dois encontros referentes à fase regular da prova e, mais recentemente, o adversário ter vencido o duelo pela primeira volta desta derradeira fase.

O treinador dos sub-23 do Estoril, Filipe Coelho, concentrado antes de um jogo pela Liga Revelação em futebol. Foto: Estoril Praia SAD.

Filipe Coelho recordou ainda que além do título tão desejado a nível desportivo que pode estar ali bem próximo, o Estoril já garantiu um outro título, interno, que corresponde à promoção de valores emergentes para a equipa principal, apresentando vários casos de sucesso ao longo dos anos e, mais concretamente, três jogadores promovidos para a equipa principal: Wagner Pina, atualmente um titular na primeira equipa, Michel Costa e, mais recentemente, Fabrício Garcia. E a perspetiva será a de continuar a abrir portas para outros jogadores.

«Nós, enquanto equipa técnica da equipa sub-23, queremos ter os melhores connosco, mas também estamos a meio do caminho e temos de abrir essas portas, eles vão para a equipa A. O nosso orgulho também no que estes miúdos vão fazendo é que algumas peças vão-se perdendo, mas ganhando mais à frente na equipa A e a equipa mantém-se ligada à sua identidade e forma de estar, vai passando confiança uns para os outros e isso deixa-nos orgulhosos do caminho que neste momento estamos a desenvolver», assumiu.

Um caminho que, explana Filipe Coelho, se constrói a partir de uma relação sólida e harmoniosa com a estrutura da equipa principal, que considera instrumental para que o crescimento do clube se desenvolva como até aqui, com resultados visíveis na chegada de mais-valias à equipa principal, associada aos resultados desportivos: o título da Liga Revelação está a três pontos de distância para os sub-23, ao passo que a equipa principal luta pela manutenção na Liga, com mais dois pontos que o adversário que ocupa lugar de play-off.

«Sabemos que a equipa técnica da equipa A está sempre presente e sabe o que se está a passar nos sub-23, da mesma forma que sabemos o que se passa na equipa A e esta simbiose é fundamental num clube com a dimensão do Estoril, que quer crescer cada vez mais. Esta comunicação é vital para que as coisas possam correr bem, tanto nos sub-23, em que hoje estamos a lutar por um título, como na equipa A, que está a lutar pela manutenção e isso será sem dúvida a prioridade para a estrutura», definiu, por fim, Filipe Coelho.