Liga dos Campeões: noite de decisões, entre desespero e esperança
Fotos Imago

Liga dos Campeões: noite de decisões, entre desespero e esperança

INTERNACIONAL29.11.202308:00

Arsenal, Nápoles e PSV querem juntar-se nos oitavos a Bayern, Real Madrid, Inter e Real Sociedad. Ainda a sonhar, mas conscientes de que tudo pode acabar esta quarta-feira, estão, além do SC Braga, o Manchester United, o Sevilha e o Lens.

Depois das emoções de terça-feira, eis mais uma tarde/noite de decisões Liga dos Campeões esta quarta-feira, com mais oito encontros de alto nível, dos quais destacaremos aqui seis – sobre o Benfica-Inter e o SC Braga-Union Berlim poderá encontrar tudo o que precisa de saber noutras peças no seu site de A BOLA.

Entre as formações em confronto neste dia 29 de novembro, só Bayern, Real Sociedad, Inter e Real Madrid já garantiram vaga nos oitavos de final, podendo juntar-se a este quarteto já no final desta 5.ª jornada as equipas de Arsenal, Nápoles e PSV Eindhoven.

No outro lado da moeda, o da aflição de já esta noite poderem ficar fora de qualquer hipótese de qualificação, estão (além do SC Braga, que ainda sonha) o Manchester United, o Sevilha e o Lens. Isto ao passo que Copenhaga e Galatasaray, aconteça o que acontecer, ainda ficarão nesta luta até à última jornada.

Fora destas contas da esperança, e sempre apenas entre as que estarão hoje em ação, constam três equipas já eliminadas da Liga milionária: Benfica, Salzburgo e Union Berlim.

Grupo C

No grupo do SC Braga, que recebe o Union Berlim com o sonho dos oitavos ainda vivo, o Real Madrid enfrenta o Nápoles, num duelo que poderá deixar definidos primeiro e segundo lugares da classificação.

Aos merengues, já qualificados para a fase a eliminar, basta não saírem derrotados do desafio desta quarta-feira, ao passo que o Nápoles assegura já a qualificação para a fase a eliminar se ganhar em Madrid; ou se empatar e os guerreiros do Minho não derrotarem os alemães; ou ainda se os minhotos perderem com o clube de Berlim.

Com muitos jogadores lesionados, como pode conferir nos dados apresentados mais abaixo, o treinador do Real, Carlo Ancelotti, apostará num onze de recurso, como explicou na conferência de imprensa de antevisão do encontro com os campeões italianos. 

«Temos muitas lesões para o jogo, mas é mais importante pensar no que temos do que naqueles que não estão disponíveis. Se formos capazes de estar a um bom nível com estes problemas, isso significa que nosso plantel é mesmo de altíssima qualidade. Veremos», atirou o experientes técnico, salientando a importância do jogo, mesmo já tendo garantido o apuramento para os oitavos de final.

«O jogo com o Nápoles é determinante. Dá-nos a oportunidade de garantir o primeiro lugar nesta fase de grupos, o que tem algumas vantagens nos oitavos, ao mesmo tempo que lustrará o nosso prestígio. É por isso que teremos de jogar ao melhor nível possível», concluiu Ancelotti.

Onze provável do Real Madrid: Lunin; Lucas Vázquez, Nacho, Alaba e Fran García; Valverde, Kroos e Ceballos; Bellingham; Rodrygo e Brahim Díaz
Indisponíveis: Courtois (lesão no joelho), Éder Militão (joelho), Tchouameni (fratura de stress), Arda Guler (coxa), Camavinga (joelho), Vinícius Júnior (tendão da coxa) e Arrizabalaga (adutor)
Em dúvica: Modric
Em risco de exclusão: –

Onze provável do Nápoles: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Natan e Juan Jesus; Zambo Anguissa, Lobotka e Zielinski; Politano, Osimhen e Kvaratskhelia
Indisponíveis: Lindstrom (lesão na canela), Mário Rui (coxa) e Olivera (coxa)
Em dúvida: –
Em risco de exclusão: –

Grupo D

Toda a relevância deste Real Sociedad-Salzburgo reside na luta que ainda persiste entre os austríacos e o Benfica pelo 3.º lugar, um mal menor pois garante passagem para a segunda competição da UEFA, a Liga Europa.

Uma luta que, porém, poderá terminar esta noite bastando para isso que o Salzburgo consiga resultado melhor do que aquele que as águias alcançarem na receção ao Inter. Porque, caso contrário, a decisão do prémio de consolação passará para a última ronda do grupo D, mais propriamente para o confronto direto, com o Benfica a visitar a Áustria.

Do lado da Real Sociedad, já apurada para os oitavos de final, a única dúvida é se André Silva recupera para este encontro. O avançado português, recorde-se, contraiu lesão num dos gémeos a 16 de outubro e, desde então, esteve fora dos relvados a recuperar… Mais preocupante é a situação do Salzburg, com sete unidades na enfermaria e sem hipótese de irem a jogo esta quarta-feira.

Apesar de ter na sua mão o bilhete para a próxima fase, o técnico da equipa basca, Imanol Alguacil, não admite facilitismos por parte dos seus jogadores. «Os jogadores já sabem o que penso. Para mim é muito importante vencer quando se veste esta camisola. Não importa se é a Liga dos Campeões, a La Liga ou uma taça nacional. Jogamos para os adeptos, na Reale Arena, e vamos com tudo pela vitória», garantiu o treinador na conferência de imprensa de antevisão.

Onze provável da Real Sociedad: Remiro; Odriozola, Elustondo, Le Normand e Tierney; Zubimendi, Turrientes e Méndez; Zakharyan, Sadiq e Barrenetxea
Indisponível: Carlos Fernández (lesão no joelho)
Em dúvida: André Silva
Em risco de exclusão: Merino

Onze provável do Salzburgo: Schlager; Dedic, Piatkowski, Pavlovic e Ulmer; Sucic, Bidstrup e Forson; Gloukh; Simic e Konaté
Indisponíveis: Fernando (lesão no adutor), Okoh (coxa), Solet (coxa), Wallner (coxa), Terzić (adutor), Kjaergaard (ombro) e Baidoo (adutor)
Em dúvida: –
Em risco de exclusão: Gourna-Douath, Pavlovic e Simic

Grupo A

Jogo decisivo para o Manchester United, consciente de que uma derrota na visita ao Galatasaray o deixará definitivamente fora dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

A equipa de Bruno Fernandes é última do grupo A, com três pontos, menos um do que Galatasaray e Copenhaga, que tem duríssima deslocação a Munique para defrontar o Bayern, único conjunto que à partida para esta 5.ª jornada já tinha garantido o primeiro lugar do seu grupo.

Chegam os red devils a este desafio moralizados pela vitória do último fim de semana em Liverpool diante do Everton por 3-0, naquele que foi o terceiro triunfo seguido do United na Premier League, mas ainda não terá recuperado do surpreendente desaire por 3-4 no último encontro de Champions, frente ao Copenhaga.

Bruno Fernandes foi o porta-voz do emblema inglês, destacando o caráter decisivo deste jogo em Istambul, sabendo-se que na derradeira ronda o Manchester United recebe o Bayern de Munique. 

«Para nós é muito importante estar na Liga dos Campeões, com os melhores clubes da Europa. Seria dececionante se não avançássemos. O nosso foco está em vencer este jogo, onde o ambiente será intenso. Mas queremos estar nestes jogos, nestas decisões», disse Bruno Fernandes.

Do lado do conjunto turco, destaque para o facto de o internacional português Sérgio Oliveira correr o risco de falhar o último jogo do grupo, em Copenhaga, caso veja cartão amarelo diante dos red devils.

Onze provável do Galatasaray: Muslera; Boey, Ayhan, Bardakçi e Angelinho; Torreira e N'Dombélé; Baris Yilmaz, Mertens e Zaha; Mauro Icardi
Indisponível: Sánchez (lesão muscular)
Em dúvida: –
Em risco de exclusão: Sérgio Oliveira

Onze provável do Man. United: Onana; Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Shaw; Mainoo e McTominay; Pellistri, Bruno Fernandes e Garnacho; Martial
Indisponíveis: Martínez (lesão no pé), Casemiro (tendão da coxa), Eriksen (joelho), Mount (gémeo), Evans (coxa), Malacia (joelho) e Rashford (suspenso)
Em dúvida: Hojlund  e Antony
Em risco de exclusão: –

Diogo Gonçalves, do Copenhaga, sabe que a missão é muito difícil, mas o sonho dinamarquês de ainda conseguir histórico apuramento para os oitavos de final da Champions pode ser a força extra de que a equipa do português necessita para se transcender, apesar de ter cinco indisponíveis.

As contas são fáceis de fazer: o Bayern já não perde o primeiro lugar do grupo, o Copenhaga, haja o que houver, adiará sempre para a última ronda as decisões, reconhecendo, contudo, que pontuar em Munique pode valer ouro.

Certo é que o Bayern não vai facilitar, apresentando, muito provavelmente, um onze fortíssimo.

Onze provável do Bayern: Neuer; Mazraoui, Upamecano, Kim e Davies; Kimmich e Goretzka; Sané, Muller e Coman; Harry Kane
Indisponíveis: De Ligt (lesão no joelho) e Musiala (tendão da coxa)
Em dúvida: Raphael Guerreiro
Em risco de exclusão: Davies

Onze provável do Copenhaga: Grabara; Ankersen, Vavro, Diks e Jelert; Lerager, Falk e Diogo Gonçalves; Elyounoussi, Claesson e Achouri
Indisponíveis: Meling (lesão não especificada), Khocholava (joelho), Clem (pé), Babacar (não especificada), Hojlund (convocado para a Youth League)
Em dúvida: Cornelius
Em risco de exclusão: Lerager, Meling e Vavro

Grupo B

Num grupo com tudo por decidir, o Arsenal apura-se para os oitavos de final se ganhar ao Lens ou, empatando, vir o PSV não vencer o Sevilha. A notícia da lesão de Fábio Vieira não chegou no melhor momento, mas os gunners têm boas soluções para substituir o português.

O Lens, a contas com a ausência por castigo de Guilavogui, chega moralizado por duas vitórias seguidas na Ligue 1, em casa do Clermont (3-0) e no sempre duro duelo com o Marselha (1-0). Porém, sabe que terá de pontuar em Londres para não correr o risco de perder o comboio dos oitavos, o que aconteceria em cenário de derrota sua e de vitória do PSV em Sevilha.

Arsenal: Raya; White, Saliba, Gabriel e Zinchenko; Odegaard, Rice, Havertz e Saca; Jesus e Martinelli
Indisponíveis: Smith Rowe (lesão no joelho), Partey (coxa) e Fábio Vieira (pubalgia)
Em dúvida: –
Em risco de exclusão: –

Lens: Samba; Gradit, Danço e Medina; Frankowski, Mendy, Abdul Samed e Haidara; Sotoca e Thomasson; Wahi
Indisponíveis: Deiver Machado (lesão no adutor) e Guilavogui (suspenso)
Em dúvida: –
Em risco de exclusão: Abdul Samed, Medina e Sotoca

Se perder esta noite com o PSV, o Sevilha fica já fora dos oitavos de final da Liga dos Campeões e, caso o Lens não perca com o Arsenal, fica a saber que nem para a Liga Europa conseguirá apurar-se…

Já o PSV assegura esta quarta-feira a qualificação para a próxima fase da Champions se conquistar os três pontos em Espanha e se o Lens sair derrotado de Londres.

Onze provável do Sevilha: Dmitrovic; Jesús Navas, Gudelj, Sérgio Ramos e Pedrosa; Fernando e Soumaré; Ocampos, Rakitic e Óliver Torres; En-Nesyri
Indisponíveis: Lamela (lesão num gémeo), Suso (adutor), Badé (muscular) e Nyland (coxa)
Em dúvida: –
Em risco de exclusão: Ocampos

Onze provável do PSV: Benítez; Teze, Ramalho, Boscagli e Dest; Schouten, Tillman e Veerman; Bakayoko, De Jong e Lozano
Indisponíveis: Bella-Kotchap (lesão no ombro), Obispo (joelho) e Mauro Júnior (joelho)
Em dúvida: Lang
Em risco de exclusão: Boscagli, Lozano e Ramalho