Liga 2: Santa Clara festeja subida de divisão com vitória em Mafra
Santa Clara vence em Mafta (SANTA CLARA)

Liga 2: Santa Clara festeja subida de divisão com vitória em Mafra

NACIONAL12.05.202416:19

Na última jornada, açorianos dependem apenas de si para garantir o título de campeão da Liga 2; insulares resolveram a partida no primeiro quarto de hora

Apesar de já entrar em campo consciente da subida à Liga, o Santa Clara não deixou créditos por mãos alheias e venceu, fora de casa, por 2-0, o Mafra. Na derradeira jornada, a equipa de Vasco Matos depende apenas de si para garantir o título de campeão da Liga 2.

O Santa Clara tentou tirar partido das fortes rajadas de vento no Estádio Municipal de Mafra, apostando no jogo direto. Ao minuto 7, Vinicius Lopes escapou pelo corredor esquerdo, combinou com MT, que cruzou para a finalização de Alisson Safira. O ponta de lança brasileiro apareceu ao primeiro poste e inaugurou o marcador.

Pouco depois, os açorianos dobraram a vantagem: o médio Adriano Amorim surpreendeu a defesa contrária com um passe a rasgar, encontrando o ala direito Diogo Calila (13'), que empurrou, com a coxa, a bola para o fundo das redes.

Depois de dois valentes golpes, o conjunto do Oeste tentou reagir, mas encontrou pela frente um adversário muito confortável no seu plano de jogo, não revelando qualquer problema em recuar as linhas quando não tinha o esférico.

No arranque da segunda parte, o Santa Clara ameaçou o terceiro golo, mas Alisson Safira não conseguiu chegar atempadamente à bola, após cruzamento de MT. Na resposta, Miguel Falé teve a melhor ocasião de golo dos mafrenses, com um cabeceamento ao poste, um lance que podia ter mudado a história do jogo.

O desafio seguiu equilibrado, apesar de sem grande perigo junto das balizas. O técnico do Mafra, Jorge Silas, realizou várias substituições para dar nova vida à equipa. Mesaque Djú entrou aos 79 minutos e, pouco depois, surgiu isolado frente a Gabriel Batista: o extremo tentou fazer um chapéu, que saiu com pouca força diretamente para as mãos do guarda-redes.

Com esta vitória, o Santa Clara sabe que uma vitória na receção à UD Leiria permite-lhe suceder ao Moreirense como o novo campeão da Liga 2. Recorde-se que em caso de um deslize açoriano, o Nacional poderá arrecadar o trófeu, se vencer, em casa, o Mafra. Os madeirenses têm vantagem no confronto direto, se as duas equipas terminarem com o mesmo número de pontos.