Kikas em alta: «Tem qualidade e é apetecível para outras equipas»
Kikas atravessa um grande momento de forma, coroado com uma grande exibição frente ao FC Porto, no passado sábado. Foto: Valter Gouveia/SPP
Foto: IMAGO

Kikas em alta: «Tem qualidade e é apetecível para outras equipas»

NACIONAL30.04.202521:09

Zé Pedro esteve ligado ao lançamento do atacante do Estrela da Amadora no futebol profissional e não poupa nos elogios ao antigo pupilo; exibição frente ao FC Porto não o surpreende e pode antecipar 'outros voos'

Kikas foi um dos nomes mais badalados da 31.ª jornada da Liga pela prestação que protagonizou frente ao FC Porto, coroada com um golo, que contribuiu para o surpreendente triunfo do Estrela da Amadora sobre os dragões (2-0).

Um momento alto que não surpreende: Zé Pedro, que trabalhou com o avançado dos tricolores ao serviço da BSAD em dois momentos diferentes e, em conversa com A BOLA, atesta toda a sua qualidade.

«A verdade é que o Kikas tem tido uma carreira a pulso, com um currículo interessante em que se tem afirmado na Liga, e agora é um jogador com qualidade para lá estar», assinala, pouco mais de dois anos depois de o ter visto explodir, ao seu comando, na Liga 2 com nove golos e 25 jogos em apenas meia época, motivando a sua contratação pelo Estrela da Amadora. Porém, já muito antes o antigo jogador de Belenenses e Vitória de Setúbal havia percebido que ajudava a aperfeiçoar um jogador de primeira liga.

«Em 2018, tivemos a oportunidade de ir buscá-lo ao Benfica Castelo Branco e achámos logo que ele seria a segunda opção ao Henrique Almeida, na altura o nosso avançado primeira opção na primeira Liga. Nesse ano entrou algumas vezes, como ponta-de-lança. A partir daí manteve-se sempre a um nível bom, apesar de depois ter sido emprestado e ter passado por outros clubes. No ano em que ele faz essa meia temporada [22/23], acho que foi a época da afirmação dele», considera o técnico de 46 anos.

Zé Pedro conheceu todas as etapas de evolução do atacante que hoje se destaca no Estrela e não revela dúvidas sobre o nível em que atualmente se encontra: «a verdade é que hoje é um ponta-de-lança talvez até apetecível para outras equipas da Liga», avalia, projetando-o para patamares mais elevados.

«O Kikas é um jogador com assistência, com golo, é um jogador de trabalho e isso faz parte do que tem sido nestes últimos tempos - tem características próprias em termos ofensivos e defensivos também. É um miúdo de muito, muito trabalho e com o tempo em se vai afirmando na Liga acaba por ser hoje também ser um ponta-de-lança referenciado para outros clubes e acho que ele tem essas capacidades e condições. Por vezes, é mesmo só uma questão de oportunidade», aposta, por fim.