Wallace Yan fez o empate para o Flamengo (IMAGO)
Wallace Yan fez o empate para o Flamengo (IMAGO)

Jovem prodígio impede derrota do Flamengo

Num jogo com cinco bolas nos ferros em que já estava decidida a qualificação, Wallace Yan 'anulou' golo de Denis Bouanga

Flamengo e Los Angeles empataram a uma bola em Orlando, no último jogo do Grupo D do Mundial de Clubes, encontro que não teve qualquer influência na classificação final, uma vez que os brasileiros já tinham garantido o primeiro lugar e o consequente confronto com o Bayern nos oitavos de final, enquanto os norte-americanos já não tinham hipóteses de seguir em frente.

Após uma primeira parte sem golos, as equipas marcaram perto do final do jogo. Num jogo com cinco bolas nos ferros, valeu a pontaria de Denis Bouanga, que inaugurou o marcador para os da casa aos 84 minutos, e o remate certeiro do suplente Wallace Yan, prodígio dos brasileiros, que restabeleceu a igualdade após passe de Jorginho.

O Flamengo não conseguiu terminar a fase de grupos com vitórias em todos os jogos. Essa possibilidade mantém-se apenas para Manchester City e Juventus, que decidirão o vencedor do Grupo G.

O treinador do FC Los Angeles, Steven Cherundolo, voltou a deixar Olivier Giroud no banco, com Denis Bouanga, David Martinez e Javairo Dilrosun a começarem na frente. Ryan Hollingshead e Sergi Palencia ocuparam as alas, enquanto Aaron Long, Marlon e Eddie Segura formaram a linha de três defesas à frente de Hugo Lloris.

O Flamengo apresentou-se com alguns jogadores que não tinham sido utilizados na vitória contra o Chelsea. Pedro foi o ponta de lança, com Luís Araújo, Giorgian De Arrascaeta e Everton a completarem o quarteto ofensivo. No meio-campo, Felipe Luís contou com Allan e Everton Ribeiro. Agustín Rossi voltou a ser o guarda-redes, com a defesa composta por Guillermo Varela, Léo Ortiz, Danilo e Alex Sandro.

Apesar do domínio territorial do Flamengo, a primeira oportunidade de golo pertenceu aos da casa, mas o remate forte de Marko Delgado embateu na barra. No contra-ataque, De Arrascaeta também tentou a sua sorte de longe, não ficando muito longe de surpreender Hugo Lloris.

A pressão do Flamengo aumentou a meio da primeira parte, com Pedro e Alex Sandro a criarem perigo junto da baliza do FC Los Angeles. Aos 30 minutos, Lloris chocou com um colega de equipa, originando alguma confusão na área dos norte-americanos, que culminou com um novo remate de Pedro a embater na barra.

O Flamengo continuou a dominar após o intervalo, mas o golo teimava em não aparecer. Aos 58 minutos, Everton serviu De Arrascaeta, mas Lloris defendeu o remate do uruguaio. Após o canto, Pedro amorteceu a bola no peito e rematou de forma acrobática, mas Lloris voltou a mostrar a sua classe, impedindo o golo.

À hora de jogo, Olivier Giroud rendeu Dilrosun, mas a bola raramente chegava ao francês. De Arrascaeta esteve mais uma vez perto do golo, e a entrada de Jorginho tornou os ataques do Flamengo ainda mais perigosos.

Aos 84 minutos, uma combinação entre Timothy Tillman e Denis Bouanga resultou no golo do Los Angeles. Este foi o único remate certeiro dos norte-americanos no jogo. Bouanga ficou isolado frente a Rossi e fez passar a bola por entre as pernas do guarda-redes.

A resposta do Flamengo chegou aos 86 minutos. Jorginho assistiu Wallace Yan, 20 anos, que passou por entre vários defesas do Los Angeles e fez o empate.

No pouco tempo que restou, os brasileiros foram a equipa que mais procurou a vitória, mas a única boa oportunidade surgiu para Allan, que rematou ao lado.

O FC Los Angeles terminou no último lugar do grupo com 1 ponto, enquanto o Flamengo já pensa no confronto com o Bayern a 29 de junho.

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa 

Sugestão de vídeo