)
Gyokeres está furioso com o Sporting
«Há muitas conversas de momento, a maioria delas falsas. Irei falar no momento certo». Foi assim que Viktor Gyokeres reagiu, através de mensagem nas redes sociais, na semana passada e quando fervia a troca de palavras e argumentos entre Sporting e o empresário do avançado de 26 anos, Hasan Cetinkaya, sobre a saída do goleador de Alvalade. Ora A BOLA revela-lhe o que o avançado tem para dizer publicamente: que está furioso e desiludido com os verdes e brancos.
A desilusão e fúria de Gyokeres, explicam-nos, tem por base a promessa de saída feita no verão passado, ainda na vigência do diretor desportivo Hugo Viana, mediante valor mais baixo do que a cláusula de rescisão – 60/70 milhões de euros em vez dos 100 milhões. Foi essa promessa argumento para a continuidade do internacional sueco em 2025/2026, ano de Champions, que se revelou a melhor de sempre do camisola 9 – 54 golos e 13 assistências em 52 jogos – e que terminou com a dobradinha e o bicampeonato inédito em 70 anos que Gyokeres muito ajudou a conquistar.
Terminada a temporada em glória começou o verão em… desassossego. Porque Gyokeres criou a legítima expectativa de saída para um grande clube de um grande campeonato, com a inglesa Premier League no topo das preferências e com o Arsenal muito interessado. Mas os valores até agora aventados não chegam para convencer a administração leonina. São ainda apenas 55 milhões de euros aventados pelos londrinos mais 10 milhões por objetivos e sem apresentação de qualquer proposta formal, diga-se. Abaixo dos 60/70 milhões que o jogador e agentes tinham em mente, muito mais abaixo dos 80 milhões que entretanto o presidente leonino, Frederico Varandas, garantiu serem precisos para resgatar Gyokeres de Alvalade.
«O Sporting não vai exigir a cláusula de rescisão mas já me deviam conhecer melhor, ameaças, chantagens, ofensas, comigo não funcionam. Uma coisa posso garantir: o Viktor Gyokeres não sai por €60 M + €10 M. Não sai, porque nunca o permiti, e com este jogo que o agente está a fazer só piora a situação», disse Varandas na passada quarta-feira, à margem da inauguração dos novos espaços do Museu Sporting de Leiria.
Os interessados
Toda esta situação deixa então Gyokeres muito chateado e disso mesmo já deu conta ao líder sportinguista. Numa altura em que o avançado está a gozar férias, há um total de cinco clubes que nesta altura se afiguram como interessados, com Manchester United, Atlético de Madrid e os sauditas do Al Ahli numa segunda linha e o já referido Arsenal e a Juventus na da frente. O sueco, já se sabe, prefere… Inglaterra mas não qualquer clube: além dos gunners veria com bons olhos chamadas de Manchester City e Liverpool. Fora de Inglaterra estão no rol de preferidos do goleador o Real Madrid e o Barcelona, em Espanha; o PSG em França; o Bayern na Alemanha.
Propostas formais continuam a não haver (como fonte oficial do Sporting nos confirma) mas o Arsenal efetivamente já abordou os leões e aventou com 55 milhões mais 10 por objetivos e pode avançar com outros números, resta saber se suficientes para convencer os leões. E em Itália garantem que a Juve tem um plano para chegar aos 80 – valor esse que seria aceite e terminaria com uma novela que promete avançar durante o verão.
Enquanto isso e uma vez não resolvida a transferência, Gyokeres terá de apresentar-se em Alvalade no início de julho para o arranque dos trabalhos de pré-temporada… mesmo que muito chateado e desiludido.
Declinado pelo Real e pedido pelos adeptos do Arsenal
Por outro lado ainda, sabe-se que existe cláusula no contrato que obriga o Sporting a pagar ao agente de Gyokeres 10 por cento do valor de proposta rejeitada se superior a 60 milhões de euros. Mas os leões ameaçam passar a exigir o valor total da rescisão do avançado, 100 milhões de euros, se a referida cláusula for ativada. Mais um problema nesta engrenagem…
Numa altura em que foi noticiado em Inglaterra, pelo The Athletic, que os representantes de Viktor Gyokeres contactaram a direção do Real Madrid para oferecer o avançado do Sporting e viram essa possibilidade negada pelos merengues – terão explicado que que não procuram reforços para o ataque, especialmente após a contratação de Franco Mastantuono, embora se trata de um médio ofensivo, contratado ao River Plate –, em Londres os adeptos do Arsenal pedem a contratação do leão, como se verificou numa reportagem da TNT Sports que foi para rua ouvir opiniões de arsenalistas sobre que avançado deve o clube contratar. Gyokeres surgiu na frente, o mesmo que está furioso com a situação que está a viver e que naturalmente deixará de estar se realmente rumar a Londres…
Gyokeres, recorde-se, foi contratado ao Conventry no verão de 2023 por 20 milhões de euros mais 4 milhões por objetivos. Tem contrato com o Sporting válido até junho de 2028.
Artigos Relacionados:
)
)
)
)
)