Estádio Cidade de Barcelos (A BOLA)

Gil Vicente: aposta na formação começa a dar frutos

Meses após terem efetuado uma melhoria nas infraestruturas do complexo Cidade Barcelos, os gilistas estrearam quatro jogadores da 'cantera' na Liga em 2024/25 e lograram bons desempenhos nos escalões sub-23 e sub-19

O fim da época é tempo de balanços e o Gil Vicente começa, por fim, a colher os primeiros frutos do investimento realizado na formação.

Recentemente, o emblema de Barcelos foi reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como entidade formadora cinco estrelas. Uma distinção que surge depois de uma temporada em que os gilistas estrearam quatro jogadores dos escalões jovens na equipa principal.

Logo na primeira ronda da Liga, sob comando de Carlos Cunha, o avançado João Pinto somou os primeiros minutos contra o FC Porto, em pleno estádio do Dragão. Mais tarde, na jornada 8, o médio Gui Beleza registou a primeira aparição no escalão máximo do futebol nacional, tendo sido lançado por Bruno Pinheiro no duelo contra o Estrela da Amadora.

Na reta final da época, César Peixoto promoveu as estreias na equipa principal do Gil Vicente do médio Diogo Costa, frente ao Sporting, em Alvalade, e do avançado Rodrigo Rodrigues ante o Rio Ave, na derradeira jornada do campeonato.

A somar às quatro estreias na primeira equipa, o Gil Vicente logrou bons desempenhos nos escalões sub-23 (ficou em quarto lugar na Liga Revelação e atingiu a meia-final da Taça) e sub-19 (apuraram-se para a fase final, o que já não acontecia há vários anos). Estes resultados surgem, de resto, após o clube ter melhorado as infraestruturas do Complexo Desportivo Cidade de Barcelos.