Filipe Luís no banco do Flamengo
Filipe Luís no banco do Flamengo - Foto: IMAGO

Filipe Luís arrasa avançado: «Lamentável, à beira do ridículo»

Treinador do Flamengo fala do caso de Pedro, que não se tem aplicado nos treinos e ficou fora dos convocados para o jogo com o São Paulo

Tudo às claras: o treinador do Flamengo, Filipe Luís, explicou os motivos para deixar o avançado Pedro fora do jogo frente ao São Paulo, que o líder do Brasileirão venceu por 2-0, este sábado. 

O treinador não se coibiu de fazer duras críticas à atitude de Pedro, ao longo da semana, em que até saiu mais cedo de um treino. O jogador voltou em abril de uma lesão grave - igamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que o afastou por sete meses - e ainda não atingiu o ritmo e nível de antes da lesão. Também houve uma fuga de imagens de whatsapp de um dirigente que falava no desejo de vender o jogador, numa altura em que espera abordagem para renovar.

«O comportamento e a atitude do Pedro durante a semana... Foi lamentável, à beira do ridículo. O Pedro tem os seus problemas pessoais com a Direção, com o clube, problemas dele. E não é de agora que ele vinha a treinar muito mal. Só que esta semana ele rompeu com um princípio que é a cultura de treino. O que ele fez foi uma falta de respeito, a atitude dele nos treinos. E não duvidei em nenhum momento deixá-lo fora da lista de convocados, porque esse tipo de comportamento pode contagiar», explicou. 

Desde que voltou de lesão, Pedro ainda não marcou e tem tido atitudes vistas como indiferença, como na derrota com o Bayern no Mundial de Clubes.

Só que esta semana ele rompeu com um princípio que é a cultura de treino. O que ele fez foi uma falta de respeito, a atitude dele nos treinos. E não duvidei em nenhum momento deixá-lo fora

«Espero que ele pense e peça desculpas aos companheiros. E volte a ser o Pedro, porque para mim não é só uma falta de respeito com os companheiros, é uma falta de respeito com ele mesmo, um jogador que tem uma ambição que o Pedro deveria ter, chegar à seleção brasileira, de jogar mais um Mundial. Não pode negociar um minuto de treino. E esta semana aconteceu. Depois, faltou ao respeito com os adeptos, que esperam o melhor Pedro, e com o clube, que paga o salário», continuou. 

Mesmo assim, Filipe Luís deixou aberta a possibilidade de o jogador, que esteve no relvado antes do encontro, voltar à equipa. 

«Tentei proteger o Pedro durante muito tempo, mas ele tem de querer. Querer mais do que eu. Os meus olhos dizem-me o que vejo nos treinos, mas temos dados, dados de GPS que dizem que o Pedro é o último em tudo nessa semana. E um jogador que é o último em todas as valências físicas não está pronto para jogar. A culpa é dele, ele tem de querer. Não posso ir ao mercado procurar um jogador que faça 30 golos como ele. O Pedro não deveria ser o problema, deveria ser a solução. Mas quando ele quiser pedir desculpas aos companheiros e voltar a treinar, não ser um problema, ele vai ser titular. Não tem de me dar abraços, as mãos, dizer bom dia. Tem de ser profissional e resolver no campo. Tenho certeza de que quando ele fizer isso, eu vou estar à espera. Eu quero ganhar. Se o Pedro quiser comigo, vamos juntos. Se ele não quiser, outros vão querer.» 

Os meus olhos dizem-me o que vejo nos treinos, mas temos dados, dados de GPS que dizem que o Pedro é o último em tudo nessa semana. E um jogador que é o último em todas as valências físicas não está pronto para jogar. A culpa é dele, ele tem de querer. Não posso ir ao mercado procurar um jogador que faça 30 golos como ele

E até disse que não pretender ver o avançado transferido. «Eu não quero que o Pedro seja vendido, precisamos dele. Mas obviamente quando se vê o aquecimento, as respostas, as brincadeiras, a maneira de correr, de andar...  está tudo quantificado com o GPS. Os números são muito inferiores», concluiu. 

Sugestão de vídeo:

0 seconds of 7 minutes, 35 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Benfica District
02:20
00:00
07:35
07:35