FC Porto: ciclo de derrotas como Conceição nunca viu
Treinador do FC Porto nunca perdeu tantos jogos em tão pouco tempo

FC Porto: ciclo de derrotas como Conceição nunca viu

NACIONAL30.11.202319:08

Nunca na era Sérgio Conceição o FC Porto chegou aos 19 jogos oficiais com cinco derrotas; peso dos adversários são parte da justificação

Nunca no consulado de  Sérgio Conceição, o FC Porto chegou aos 19 jogos oficiais com cinco derrotas. Um registo que parece mais sombrio do que é, porque, na realidade, quatro destes desaires foram distribuídos entre os dois jogos contra o Barcelona (0-1 e 2-1), para a Champions, e os dois frente ao Benfica, na final da Supertaça (2-0) e na 7.ª jornada da Liga (1-0), respetivamente. 

Dois adversários com argumentos para discutir o resultados com os azuis e brancos, o que para o espírito insubmisso do treinador portista não representa uma justificação para a equipa não ter dado a resposta que considerava a mais adequada. Doloroso e absolutamente inesperado foi o desaire em casa contra o Estoril (0-1), quando os canarinhos ocupavam o último lugar do campeonato. 

O padrão é este e Conceição, habituado a ciclos prolongados de desafios a ganhar (ou, no mínimo, sem derrotas), aborda os dois próximos jogos fora de casa, frente ao Famalicão e Estoril, como uma oportunidade para o FC Porto entrar nos eixos e, no imediato, lamber as feridas provocadas pela batalha perdida contra um Barcelona que parecia estar perfeitamente ao alcance dos azuis e brancos. 

O grupo já sabe que o líder gere mal as derrotas e que uma reação na partida diante do Famalicão é obrigatória para não cair num registo que atraia a desconfiança e a dúvida. De lembrar que além das duas derrotas no campeonato, os portistas empataram em casa com Arouca (1-1), na 4.ª jornada, somando na competição oito vitórias, cinco fora do Estádio do Dragão e três no seu domicílio. 

Este sábado, não será seguramente por falta de apoio que o FC Porto se sentirá menos confortável em mais uma saída de risco elevado. Num ápice, os ingressos destinados aos portistas esgotaram. A equipa de João Pedro Sousa estacionou num bom 7.º lugar da Liga e mostrou na partida frente ao Benfica, para a Taça de Portugal, ser um um conjunto com excelente organização e executantes de calibre. 

Não obstante este facto, no reduto do Famalicão o FC Porto costuma ser eficaz: tem nove triunfos em 13 jogos, contra três vitórias dos minhotos, havendo ainda registo de um empate. Para o caso, importa a Sérgio Conceição que o seu conjunto revele a mesma atitude que conduziu o FC Porto ao sucesso frente ao V. Guimarães, na jornada anterior.