FC Porto assinala aniversário de Pepe: «41 anos de um colosso»
Pepe (IMAGO / AFLOSPORT)

FC Porto assinala aniversário de Pepe: «41 anos de um colosso»

NACIONAL26.02.202408:15

«A lenda continua». Dragões lembram os «inúmeros recordes de longevidade» batidos pelo defesa-central internacional português nos últimos anos. É, por exemplo, o jogador de campo mais velho de sempre a jogar e a marcar na Liga dos Campeões e o mais velho a faturar pelos azuis e brancos

Pepe celebra, esta segunda-feira, mais um aniversário. O internacional português faz 41 anos e o FC Porto assinalou a data.

«O capitão do FC Porto faz anos. Este facto é notícia porque Pepe, nascido a 26 de fevereiro de 1983 em Maceió, no Brasil, continua a bater recordes de longevidade ao mesmo tempo que se exibe com um elevado nível de rendimento numa das 16 melhores equipas da Europa. A jogar como sénior desde 2002 e a ganhar títulos desde 2004, é um colosso do desporto mundial», escrevem os dragões no site oficial, lembrando de seguida a exibição do defesa-central frente ao Arsenal, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

«O central atuou durante os 90 minutos e tornou-se no jogador de campo mais velho de sempre a disputar um jogo da fase a eliminar da principal prova de clubes do mundo, ultrapassando o galês Ryan Giggs. Em pleno relvado do Dragão, o antigo central Rio Ferdinand, que só é cinco anos mais velho do que Pepe mas já deixou de jogar há nove, mostrou-se rendido: ‘Como é que ainda fazes isto?’, perguntou ao capitão azul e branco», prossegue-se.

Em 23 épocas desportivas ao mais alto nível, Pepe somou 745 jogos de clubes, marcou 43 golos e ganhou três Ligas dos Campeões, três Taças Intercontinental/Mundial de Clubes, uma Supertaça Europeia, quatro Ligas portuguesas, quatro Taças de Portugal, três Supertaças de Portugal, uma Taça da Liga de Portugal, três Ligas espanholas, duas Taças do Rei e duas Supertaças de Espanha. Disputou quatro Mundiais e quatro Europeus e contribuiu para as conquistas do Euro-2016 e da Liga das Nações de 2019.

Pepe. Foto: MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA

O FC Porto lembra ainda os «inúmeros recordes de longevidade» batidos por Pepe nos últimos anos. É, por exemplo, o jogador de campo mais velho de sempre a jogar e a marcar na Liga dos Campeões e o mais velho a faturar pelos azuis e brancos: «O mais impressionante é que o capitão azul e branco não se distingue apenas pela idade, mas pela capacidade de manter um nível competitivo elevado à medida que os anos passam. Dá conta disso o facto de ser o atleta mais idade a integrar o onze ideal da Liga portuguesa e de ter feito parte dessa equipa nos últimos quatro anos consecutivos.»

Pepe (IMAGO)

«Pepe está de parabéns por completar 41 anos de idade e continuar a servir o FC Porto com qualidade e dedicação equiparáveis às dos melhores de sempre. A lenda continua», conclui-se.