)
FC Porto: Anselmi pior do que Vítor Bruno
NOVA JÉRSIA — O efeito do chicote não funcionou para as bandas do Dragão. Martín Anselmi chegou ao FC Porto rodeado de uma aura enorme, de um treinador com ideias arrojadas, um futebol dinâmico e virado para o ataque. A verdade é que, volvidos cinco meses, o cenário dos resultados e das exibições da equipa azul e branca não melhorou, antes pelo contrário.
A onda de choque criada pela derrota vergonhosa diante do Inter Miami deixou o técnico argentino no olho do furação e com o universo azul e branco a pedir quase em uníssono o seu despedimento, ele que custou aos cofres da SAD azul e branca 3,1 milhões de euros, a indemnização paga ao Cruz Azul, de onde saiu com destino ao Dragão o técnico que ainda não provou em campo todos os requisitos que levaram a cúpula do futebol profissional a apostar na sua contratação, ele que tem contrato até junho de 2027, o que obrigará a SAD a pagar uma indeminzação se optar pela sua saída após o Mundial de Clubes.
)
Para se ter uma real dimensão do insucesso de Martín Anselmi basta atestar aos números e esses não enganam. O argentino tem uma percentagem de vitórias de 50% pelo FC Porto, ou seja, ganhou apenas metade dos jogos que orientou, tendo 10 triunfos, cinco empates e cinco derrotas num total de 20 partidas. Um pecúlio pior do que o seu antecessor, Vítor Bruno, que deixou o emblema azul e branco com uma percentagem de 62% de triunfos, mercê de 18 vitórias, três empates e oito derrotas numa sequência de 29 partidas, sendo despedido depois de uma derrota para o campeonato em Barcelos, diante do Gil Vicente.
Só uma vitória internacional!
Se no plano nacional as coisas não correram de feição a Martín Anselmi, ficando a 11 pontos do campeão nacional Sporting, e a nove do segundo classificado, o Benfica, também a nível internacional o treinador argentino não tem propriamente um desempenho de que se possa gabar ao serviço dos azuis e brancos. Tem somente uma vitória em cinco jogos internacionais, precisamente com o Maccabi Telavive, para a Liga Europa. De resto, o treinador dos azuis e brancos contabiliza um empate com o Palmeiras e uma derrota com o Inter Miami no Mundial de Clubes e na Liga Europa empatou com a Roma no Estádio do Dragão, mas perdeu na capital italiana com mesmo adversário, o que ditou o afastamento do FC Porto na competição europeia em 2024/2025.