Desaire caseiro tira liderança isolada ao Santa Clara
Santa Clara sofreu a segunda derrota na Liga 2. Foto: Liga Portugal

LIGA 2 Desaire caseiro tira liderança isolada ao Santa Clara

NACIONAL17.03.202417:04

Carlos Daniel, aos 13 minutos, fez o golo que garantiu a vitória ao Nacional fora de portas; açorianos e Aves SAD partilham o topo da classificação com 56 pontos, antes de se defrontarem na próxima jornada

O Santa Clara perdeu a liderança isolada da Liga 2 depois de perder, este domingo, diante do Nacional, por 1-0. Os açorianos ficam com os mesmos 56 pontos que o Aves SAD, mas têm vantagem no confronto direto.

O Nacional aterrou nos Açores sabendo que o rival Marítimo tinha-lhe conquistado o lugar no pódio da Liga 2 e bastou uma oportunidade para se adiantar no marcador, por intermédio de Carlos Daniel. Perda de bola comprometedora de Pedro Pacheco, perante a forte pressão adversária, e o jogador alvinegro não perdoou no frente-a-frente com Gabriel Batista, ao minuto 13.

Com o golo sofrido, o Santa Clara acusou o resultado e nem o fator casa lhe fazia valer. Os comandados de Tiago Margarido procuraram tirar partido disso, mas Witi (18’) não conseguiu servir Jesús Ramirez de forma milimétrica e o 2-0 perdeu-se.

Com o decorrer dos minutos até a ida para os balneários, o jogo foi-se tornando bastante físico e com poucas chegadas à área adversária de cada parte. Destaque para o remate de primeira de Sidney Lima, aos 32 minutos, mas este acabou por ir bastante ao lado da baliza de Lucas França.

Após o regresso dos balneários permanecia o Nacional com a mais iniciativa, todavia, o golo da tranquilidade tardava em aparecer. Danilovic, aos 54 minutos, abriu as honras no segundo tempo, mas o seu remate, à entrada da área, não teve o melhor desfecho e passou próximo do poste esquerdo.

Nada parecia correr bem ao líder da competição e pior ficou quando, depois do remate de perigoso de Ricardinho (68’), Gustavo Klismahn recebeu ordem de expulsão, por acumulação, aos 72 minutos. Com o adversário reduzido a 10 elementos, os madeirenses meteram todas as fichas para ampliar a vantagem e Dudu rematou (78’) à malha lateral, para o desespero da equipa técnica de Tiago Margarido.

Ao minuto 87, contra a corrente do encontro, o Santa Clara conquistou uma grande penalidade: no duelo com Lucas França, o avançado Rafael Martins justificou o porquê de este ser um dia não para o conjunto da casa e deixou o compatriota brilhar com uma excelente defesa.

Com este resultado, o Santa Clara, além de perder a liderança isolada, sofreu a segunda derrota consecutiva para o campeonato, em véspera de se deslocar ao terreno do Aves SAD. Quanto ao Nacional, este consegue recuperar o 3.º lugar ao Marítimo, sendo de prever uma intensa disputa entre as duas equipas da Madeira pelo lugar de play-off à primeira divisão.