Daniel Sousa: «Villas-Boas? Fui apoiar um amigo»
Daniel Sousa espera regressar aos triunfos. Foto: Gil Vicente

Daniel Sousa: «Villas-Boas? Fui apoiar um amigo»

NACIONAL19.01.202418:40

Técnico do Arouca falou sobre a presença na apresentação da candidatura de AVB às eleições do FC Porto; na antevisão ao jogo deste sábado com o Estoril, desvalorizou o ciclo de três derrotas da equipa

Na antevisão ao jogo deste sábado, às 15h30, no Estoril, o treinador Daniel Sousa nega que o Arouca esteja a atravessar uma nova crise de resultados, após três derrotas consecutivas, com Vizela, para a Taça de Portugal, e com Benfica e Vitória de Guimarães, para o campeonato. 

«Falar em séries de resultados é um bocado perigoso. Os resultados têm de ser sempre contextualizados. Os jogos com Benfica e Vitória de Guimarães tiveram um cariz especial, foram jogos com mediatismo grande, em que a concentração e atenção são diferentes. Não acho que estamos num momento mau, os resultados não aconteceram nesses dois jogos de contexto espacial, mas a resposta da equipa nos dois jogos foi muito positiva, apesar do grau de eficácia não ter sido tão bom como em outros jogos. Preocupava-me sim se não conseguíssemos criar oportunidades nem houvesse progresso nas ideias que estamos a trabalhar», começou por dizer o técnico dos lobos, em conferência de imprensa. 

Lobos (16 pontos) e canarinhos (17 pontos) trabalham para o mesmo objetivo, a manutenção, pelo que Daniel Sousa releva a importância da conquista dos três pontos e descarta eventuais efeitos motivacionais decorrentes da espetacular vitória (4-3) obtida na primeira volta, em Arouca.

«É um jogo importante para as duas equipas, que estão a lutar pelos mesmos objetivos. Estamos na mesma situação em termos de tabela classificativa e uma vitória permite a qualquer uma das equipas dar um salto importante para a estabilidade. Não me cabe a mim olhar para o momento do Estoril para o comparar com aquilo que é o nosso. A mim interessa-me apenas o estilo de jogo do Estoril neste momento. O historial de jogos anteriores não é relevante no meu discurso motivacional. A motivação não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora. Eu acredito no trabalho e no rigor daquilo que realizamos durante a semana», desvalorizou. 

Relativamente à sua presença na apresentação da candidatura à presidência do FC Porto de André Villas-Boas, com quem trabalhou como analista e adjunto em vários clube, o treinador do Arouca retirou polémica ao assunto: «Esse é um não tema para ser abordado aqui [na conferência de imprensa], onde sou apenas o treinador do Arouca. Fui apoiar um amigo por quem tenho imenso respeito, carinho e sobretudo admiração. Foi apenas isso. Quem quiser criticar está à vontade, mas está a deturpar tudo o que é a realidade e o bom senso.»

Quaresma, Hamache, Galovic Busquets, Pedro Moreira e Vitinho estão lesionados e não seguem para o jogo na Amoreira. Em dúvida estão o lateral Weverson.