Daniel Sousa: «SC Braga não passa de especulação. Não há nada»
Foto José Coelho/LUSA

Daniel Sousa: «SC Braga não passa de especulação. Não há nada»

NACIONAL16.03.202417:40

Técnico do Arouca quis esvaziar as notícias desta semana sobre a dança de cadeiras que o poderá levar a substituir Artur Jorge na Pedreira

A antevisão da visita a Moreira de Cónegos ficou naturalmente marcada pelas notícias que a meia da semana deram conta do interesse do SC Braga nos interesses do técnico Daniel Sousa. Este, porém, garantiu este sábado que as mesmas não passam de especulação.

«Vi as notícias sobre o assunto, mas isso não passa de especulação. A única coisa que posso tentar fazer é desfazer essa especulação, as minhas palavras contra tudo o que foi escrito. Não há nada com o clube [Sporting de Braga] que tem um treinador [Artur Jorge] pelo qual tenho imenso respeito.  É preciso ter respeito pelas partes», pediu Daniel Sousa, sem se deter:

«Quando eu estava no Gil Vicente aconteceu algo semelhante, falou-se do Marselha e a veracidade do Marselha teve tanto de verdade como esta do Sporting de Braga»

«Tenho um compromisso até final da época com o Arouca, estou muito feliz em Arouca, pela vila e por um projeto que está a dar-me um prazer brutal e a preencher-me em muitos níveis. O presidente [Carlos Pinho] já teve também a oportunidade de o manifestar. Quando eu estava no Gil Vicente aconteceu algo semelhante, falou-se do Marselha e a veracidade do Marselha teve tanto de verdade como esta do Sporting de Braga. Qualquer progressão de carreira tem que ver mais com a relação que o treinador estabelece com os jogadores, com o treino e com o jogo do que com as notícias que saem a público.»

Sobre o adversário desta jornada, sobraram elogios da parte de Daniel Sousa.

«O Moreirense está a fazer um excelente campeonato. O do Arouca também é bom, mas a consistência que o Moreirense tem apresentado é de relevar para uma equipa que subiu da II Liga. É uma equipa bastante competente e organizada. São duas equipas que estão numa posição tranquila quanto ao objetivo de se manterem na Liga e que querem conquistar o máximo possível de pontos. [Na equipa do Moreirense] André Luís é uma baixa de peso, mas eles têm conseguido compensar com o Asué, que tem dado outras coisas ao jogo. Espero um jogo difícil», anteviu, destacando os pontos fortes dos cónegos.

«O fator casa é um fator de peso a favor do Moreirense. A equipa é forte em casa, mas também apresenta números semelhantes fora de casa, há um equilíbrio nos registos, registos que são bons, o que é de realçar. Há um velho ditado no futebol que diz que os ataques ganham jogos e as defesas ganham campeonatos. Não deixando de ser um cliché, continua a ser uma verdade do futebol. Nesse aspeto o Moreirense está com um registo bastante interessante. Nós temos mais 16 golos marcados [43], mas eles têm menos 9 golos sofridos [27]», analisou, sem ver este como um duelo entre equipas à procura de lugar ao sol... da Europa.

«Percebo esse enquadramento, mas não vejo o jogo nessa perspetiva. Obviamente que é uma situação que tem de ser acautelada, mas o acesso às competições europeias já não está dependente apenas da classificação no campeonato. Há muitas outras circunstâncias a ter em conta, como quem ganha a Taça de Portugal, quem fica em primeiro ou em segundo…. É um jogo importante para duas equipas que querem os três pontos, é uma luta pelo 6.º lugar, do qual nos queremos aproximar», advogou, sem pode contar com David Simão para o jogo de hoje.

«O David Simão merece o destaque e o reconhecimento que tem tido pela qualidade de jogo. Não vamos abdicar da nossa ideia por causa da ausência de um jogador. São situações que acontecem ao longo da época e temos no plantel jogadores como o Pedro Moreira, o Iuri [Busquets], o Pedro Santos, o Eboué ou o Moses com capacidade para darem resposta imediata. Estamos convencidos de que quem for para o jogo vai dar a resposta que nós procuramos», afirmou.

Além de David Simão (castigado), os lesionados Matias Rocha, Robson Bambu e Vitinho também não são opção.