Dani Alves já saiu da prisão
Dani Alves sai da prisão. IMAGO

Dani Alves já saiu da prisão

Lateral vai aguardar o recurso da decisão em liberdade

14 meses e um milhão de euros depois, Dani Alves é um homem (condicionalmente) livre. O caso, que abalou o mundo de futebol quando o antigo lateral do Barcelona foi detido a 20 de janeiro de 2023, promete continuar a fazer correr muita tinta.

Acusado de agressão sexual por violação de uma mulher de 23 anos na casa de banho da discoteca Sutton, em Barcelona, a 30 de dezembro de 2022, Dani Alves havia sido condenado a quatro anos e seis meses de prisão efetiva, mas, após ter recorrido da decisão do tribunal e pago a caução estabelecida de um milhão de euros, conseguiu garantir que vai aguardar a decisão do recurso em liberdade.

O brasileiro saiu de Brians 2, estabelecimento prisional em que se encontrava, por volta das 15.30 horas de Lisboa (mais uma hora na Catalunha), acompanhado pela sua advogada, e sob protestos de locais que lá se encontravam.

Estes protestos, note-se, foram também motivados por um outro caso que está a agitar Espanha. Uma cozinheira de Mas d'Enric, outro estabelecimento prisional na Catalunha, foi assassinada na quarta-feira, 20 de março, por um recluso que depois se suicidou. Estes acontecimentos mobilizaram os guardas prisionais da Catalunha, que realizaram numerosas ações de protesto.

Os trabalhadores recusam-se a negociar com a Generalitat (sistema institucional em que se organiza politicamente o autogoverno da Catalunha) se Gemma Ubasart e Amand Calderó — Ministra da Justiça, Direitos e Memória da Generalitat e Secretário de Medidas Penais, Reabilitação e Apoio à Vítima, respetivamente — não se demitirem.

Não está estipulado um prazo para que o tribunal conclua a análise do recurso apresentado pela defesa, pelo que o caso permanecerá aberto por tempo indeterminado.