Chaves: vitória sobre o Estoril permitirá igualar melhor série da época
Técnico dos flavienses continua a acreditar na permanência entre os grandes do futebol português

Chaves: vitória sobre o Estoril permitirá igualar melhor série da época

NACIONAL17.04.202413:15

Flavienses apenas por uma vez conseguiram vencer dois jogos seguidos na presente edição da Liga e já foi há mais de... seis meses; Bruno Rodrigues é opção para a receção aos canarinhos; Sandro Cruz e Guima mais longe

Um balão de oxigénio. Assim pode definir-se a vitória alcançada pelo Chaves no terreno do Vizela, na passada segunda-feira, partida que encerrou a 29.ª jornada da Liga.

O triunfo dos valentes transmontanos permitiu a chegada aos 22 pontos e a saída do último lugar da tabela classificativa - por troca, precisamente, com o Vizela, que soma 21 -, mas a verdade é que a tarefa dos comandados de Moreno Teixeira continua a ser extremamente complicada no que diz respeito à luta pela permanência.

Afinal, o Chaves (ainda) está a cinco pontos de distância do Portimonense, equipa que se encontra na 16.ª posição (lugar de play-off de manutenção/descida), e a seis de Estrela da Amadora e Gil Vicente, formações que estão, por agora, nos primeiros lugares de salvação direta.

Além desta montanha que o Chaves ainda tem para escalar em termos pontuais, é importante também ressalvar que o calendário das últimas cinco rondas não é propriamente o mais apelativo: Estoril (casa), Casa Pia (fora), FC Porto (casa), Famalicão (casa) e Sporting (fora). São de prever duelos de elevado grau de dificuldade...

Mas, tal como diz o ditado popular, enquanto há vida... há esperança. Moreno tinha dito, na antevisão da deslocação a Vizela, que no clube transmontano «ninguém atira a toalha ao chão» e a verdade é que os jogadores fizeram jus a esta afirmação do técnico, regressando do Minho com os três pontos na bagagem.

Segue-se, então, mais uma autêntica final (cenário que, de resto, será imutável até final da temporada...) frente ao Estoril, num jogo que além da importância dos três pontos em disputa terá um outro fator motivacional para o grupo de trabalho flaviense: igualar o melhor registo da época.

Apenas por uma vez o Chaves conseguiu vencer dois jogos seguidos, sendo que esse registo já foi há mais de... seis meses. A 1 e 7 de outubro de 2023, jogavam-se, então, as jornadas 7 e 8 do campeonato, os transmontanos bateram Arouca (2-0) e Gil Vicente (4-2). Essa fase, recorde-se, foi já com Moreno Teixeira ao leme da equipa, e antes dessas vitórias o técnico havia marcado a sua estreia com um empate diante do Estrela da Amadora (2-2).

Em cima da mesa está, pois, a possibilidade de repetir este feito e, por consequência, dar seguimento à retoma pontual que possa permitir ao Chaves manter-se bem vivo na luta pela permanência entre os grandes do futebol português em 2024/2025.

Um regresso e duas dúvidas

Depois de um dia de folga concedido pelo técnico, o plantel voltou esta quarta-feira ao trabalho, numa sessão que decorreu no complexo desportivo.

A grande novidade prendeu-se com a integração em pleno de Bruno Rodrigues. O defesa-central está recuperado de uma lesão que o afastou da competição nas últimas semanas e, dessa forma, engrossa o leque de soluções para o eixo da retaguarda.

Ao invés, Moreno não pôde contar com os contributos de Sandro Cruz e de Guima. O lateral-esquerdo realizou apenas treino condicionado, ao passo que o médio se limitou a fazer tratamento. Ao que A BOLA apurou, será muito improvável que ambos possam estar disponíveis para a receção ao Estoril, agendada para as 15.30 horas do próximo domingo.

O plantel volta a treinar amanhã de manhã, desta feita no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.