22 maio 2025, 09:25
Idoso ameaça com um pau os 'hooligans' do Man. United (vídeo)
Adeptos tentavam subir à varanda do homem, em Bilbau, para colocarem tarjas de apoio, antes da final da Liga Europa
Semáforos, contentores incendiados e uma ou outra cena de pancadaria não mudam espírito de que a cidade ficou a ganhar
Juan Mari Aburto, o alcaide de Bilbau, já se congratulou com o que considera ter sido uma excelente organização da final da Liga Europa, que deixa todos os bascos «orgulhosos». «E não é por dois semáforos partidos que isso muda, no meio do álcool e da euforia», sublinhou.
Na verdade, o sentimento é bastante positivo, de acordo com as pessoas com quem a reportagem de A BOLA falou. Os hotéis encheram-se e fizeram-se pagar caro, tal como ficaram lotados os bares que se atravessaram no caminho dos adeptos ingleses. A bonita cidade de Bilbau terá ficado ainda na memória para muitos deles voltarem mais tarde em turismo.
Claro que houve o lado dos excessos. A festa madrugada dentro em zonas residenciais (e praticamente toda a periferia é residencial), os tais semáforos partidos, dois contentores incendiados, pelo menos sete detidos antes da partida, o chão do aeroporto preenchido por adeptos sem guarida a dormir e algumas cenas de pancadaria que são «normais» quando se bebe tanto. Na verdade, não tem nada a ver com o hooliganismo dos anos 80 e 90, apesar de uma ou outra comparação, mas mesmo assim houve momentos de caos.
22 maio 2025, 09:25
Adeptos tentavam subir à varanda do homem, em Bilbau, para colocarem tarjas de apoio, antes da final da Liga Europa
Bilbau estava atenta e nunca pareceu não dar segurança a quem estava. Provou, claro, que consegue organizar eventos desta grandeza.