1 abril 2025, 14:00
Benfica: «Não há risco de Tomás Araújo ser operado», garante Bruno Lage
Treinador das águias fala sobre a situação clínica e física do defesa
Condição continua delicada mas defesa avança para o clássico
A condição física de Tomás Araújo continua a precisar de muita atenção, mas ele está em condições de avançar para o jogo de domingo, em casa do FC Porto, da 28.ª jornada da Liga, e nesta altura tudo indica que Bruno Lage, o treinador do Benfica, vai escolhê-lo para ser um dos titulares.
Apesar de ser defesa-central, Tomás Araújo tem sido lateral-direito desde que Bah se lesionou — o dinamarquês foi operado ao joelho esquerdo e terminou a época — e é quem oferece mais garantias para o clássico.
Araújo saiu aos 57 minutos do desafio com o Gil Vicente, em Barcelos, e não foi sequer opção no banco de suplentes para o último desafio do Benfica, quarta-feira passada, na receção ao Farense. O objetivo foi proteger o jogador, dar-lhe descanso para estar em condição de jogar o clássico, e também testar outras soluções para a posição de lateral se Tomás Araújo tiver contrariedade. Mas o plano das águias é entrar em campo com Tomás Araújo, ideia sustentada pelas declarações de Bruno Lage na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Farense.
1 abril 2025, 14:00
Treinador das águias fala sobre a situação clínica e física do defesa
«Temos de o saber gerir, não está em risco de nada crónico. O que ele fez na primeira parte frente ao Gil Vicente deixou-nos perceber que quando é chamado pode render. Não havendo Tomás temos várias soluções. E não, não há risco de o Tomás ser operado. Há 30 anos a pubalgia era um tabu, hoje é diferente, a forma como os jogadores trabalham, se preparam. O importante é a forma como temos de gerir o plantel com esta qualidade», disse o treinador.
19 março 2025, 20:14
Selecionador tinha justificado a ausência do defesa-central do Benfica dos convocados com o facto de o Benfica ter uma «lesão crónica»
Tomás Araújo está a lidar há muito tempo com problemas físicos em consequência da sobrecarga de jogos, associada a movimentos a que teve de se adaptar como lateral-direito, que exigem coisas diferentes de ser defesa-central. «No controlo de bola, tenho uma pressão diferente, tenho de encontrar mais espaços, sobretudo nas costas na lateral. Tenho de correr mais defensivamente e ofensivamente. Acho que tenho dado bem conta do recado e estou a gostar», já disse o jogador sobre o tema.
As outras soluções para lateral-direito
SAMUEL DAHL - O sueco é lateral-esquerdo, foi titular como lateral-direito com o Farense. Mostra limitações, mas será a alternativa mais forte a Araújo.
AURSNES - Já foi lateral-direito no passado, terminou o último jogo, com o Farense, na posição, mas Bruno Lage não deseja perdê-lo a jogar como médio.
LEANDRO SANTOS - Lage diz que é alternativa, mas o lateral-direito da formação não tem sido aposta em campo. Tem apenas 19 anos; só 290 minutos na equipa A.
Com 36 jogos na época pelo Benfica, todos na condição de titular (3.028 minutos nas pernas, 4 assistências), Tomás Araújo prepara-se para fazer mais um e, este, de importância e pressão acrescidas, em casa de um dos principais rivais e determinante para as contas do título.
SUGESTÃO DE VÍDEO:
Espero que o Lage não se lembre de colocar o Di Maria principalmente no início do jogo. Se foi o que foi com o Farense em casa, imaginem no Dragão. Temos de entrar com todos a defender e todos a atacar, para ganhar. Eles vão ter o jogo do ano e o Benfica vai precisar de estar preparado. É preciso entrar de fato operario para correr mais que eles e "comer a relva". Precisamos ganhar para ser campeões. Força Benfica.