Águias prestaram tributo ao antigo jogador

Benfica: João Veloso lidera batalhão de jovens

Médio de 20 anos foi titular frente ao Fenerbahçe e transmitiu bons sinais. Muita juventude no plantel de Lage

O plantel do Benfica não está fechado a entradas e saídas e até ao final deste mercado de verão muita coisa deve ainda acontecer, mas não deixa de ser interessante olhar para o jogo dos encarnados de sábado, frente ao Fenerbahçe, e registar o número de jogadores jovens e formados no clube que foram utilizados na Eusébio Cup.

Na equipa titular lançada por Bruno Lage, a grande surpresa foi João Veloso, médio-centro de 20 anos nascido em Albufeira, e no clube desde 2017/18. Veloso já esteve com a equipa principal no Mundial de Clubes dos EUA (junho/julho), jogou 34 minutos com o Chelsea (1-4) e deu boa resposta. Sábado, no jogo que homenageou Eusébio, o jovem alinhou num meio-campo com os reforços Barrenechea e Richard Ríos e mostrou que merece ser aposta.

Galeria de imagens 37 Fotos

Com João Veloso, o central António Silva — que, quase nos esquecemos, tem somente 21 anos — foi o outro jogador titular formado no campus do Seixal. Mas vários outros das camadas jovens foram convocados e tiveram oportunidade de ir a jogo: o guarda-redes Samuel Soares (24 anos), o lateral-direito Leandro Santos (19), os defesas-centrais Joshua Wynder (20) e Gonçalo Oliveira (19), os médios Rafael Luís (20), Diogo Prioste (21) e João Rego (20), e ainda os avançados Tiago Gouveia (24) e Henrique Araújo (23). Esteva ainda o guarda-redes Gonçalo Sobral, de 19 anos, mas este não jogou e foi contratado na época passada aos franceses do Bordéus.

Ao todo, foram 11 os atletas da formação das águias que Lage trabalhou e aos quais recorreu numa altura em que ainda está a formar grupo, a integrar reforços e a aguardar por outros que vão chegar.

Retirando António Silva deste lote, Samuel Soares e João Rego são jogadores definitivamente afirmados no plantel principal e que já não vão descer à B. Outros, como Tiago Gouveia, têm forte possibilidade de sair para rodar noutros clubes; outros ainda, casos de João Veloso ou Leandro Santos, devem jogar pela B e trabalhar em contexto de plantel principal.

O que não deixa de ser relevante, mesmo percebendo o contexto de necessidade, é a porta que Bruno Lage abre aos jovens da formação.

Outro pormenor, nos convocados da Eusébio Cup, apenas dois jogadores na casa dos 30 anos: Otamendi e Bruma; 21 jogadores com 25 anos ou menos que isso.

SUGESTÃO DE VÍDEO: