Álvaro Pacheco: «O Schmidt deve estar preocupado com o Jota, o André Silva e a nossa sociedade dos Silva»
Álvaro Pacheco, treinador do V. Guimarães (FOTO: Vitória SC)

Álvaro Pacheco: «O Schmidt deve estar preocupado com o Jota, o André Silva e a nossa sociedade dos Silva»

NACIONAL10.02.202412:22

Treinador do Vitória de Guimarães fez a antevisão da partida frente ao Benfica, a contar para a 21.ª jornada da Liga, este domingo às 20.30 horas.

O Benfica está na melhor fase da época. Concorda? A sua equipa também atravessa um bom momento. O que espera deste jogo?

- Estão as duas equipas em muito boas fases, o Benfica tem vindo a crescer a qualidade do seu jogo e está mais estável. Um Vitória constantemente a crescer, a saber lidar com as adversidades e contrariedades que o adversários vão colocando. Amanhã vai ser um excelente jogo com duas equipas que vão procurar ganhar.

O que é que o Vitória vai ter de fazer para travar o Benfica?

- Acredito que vá ser um jogo intenso, com duas grandes equipas, com mentalidade de campeão e que praticam um futebol ofensivo. Neste tipo de jogos, o foco, a concentração é determinante. O timing, os pormenores e o posicionamento vão ser absolutamente fundamentais. Acreditamos muito, ainda por cima no nosso estádio e acredito que vamos continuar nesta boa fase.

Mais um jogo frente a um grande, em que vai ter de sofrer mais um pouco, sendo como disse uma equipa que gosta de atacar. Como se transmite aos jogadores essa necessidade de maior equilíbrio?

- Temos de ser nós. Olhar para o jogo e levar o jogo para aquilo que pretendemos. Sabemos que não vamos ser dominantes durante os 90 minutos, pois o Benfica tem qualidade e vamos ter de saber sofrer. Sem bola vamos ter de estar muito bem em termos de posicionamento e com a bola temos de demonstrar qualidade, sempre procurando levar a bola para perto da baliza do Benfica.

Bruno Varela lesionado. Charles não sendo o habitual titular vai ter de ir jogo, vê alguma problema nisso?

- Não, bem pelo contrário. O desempenho do Charles tem sido excelente, vejo o trabalho diário e a forma como tem evoluído. Tem demonstrado toda a sua qualidade nos jogos da Taça de Portugal e neste último [Gil Vicente] esteve a um nível espetacular. Triste pelo facto de o Varela não estar disponível que é o nosso capitão. Por outro lado, pelo que o Charles tem trabalhado, já merecia a oportunidade de ser titular no campeonato e está aí agora.

Pouco tempo de descanso, pois jogou na quinta-feira. Acha que consegue gerir bem este factor?

- Quem está no futebol gosta de estar sempre a jogar e de jogos a meio da semana, que também representam o sonho, pois por vezes é o mais parecido que temos com o jogos das competições europeias. Temos de ser Vitória e chegar aos 42 pontos. Temos essa oportunidade e queremos chegar lá.

Voltando ao momento de forma do Benfica, a que jogadores esteve mais atento ou dedicou atenção especial?

- O que acho é que o Schmidt deve estar preocupado com o Jota, o André Silva e a nossa sociedade dos Silva que tem estado muito bem. Confio muito na minha equipa e no nosso trabalho realizado diariamente.

Confia nos guarda-redes que podem estar no banco, caso aconteça algo com o Charles, como sucedeu em Vizela com o Bruno Varela?

- Estão três guarda-redes convocados. Dois são jovens, um com apenas 17 anos, mas têm ambos um potencial enorme e não tenho dúvidas que são o futuro do Vitória. Também precisam de viver estas experiências para poderem vivenciar estes momentos e ficarem mais preparados para aquilo que pode acontecer nas suas carreiras.