Mexicano César Ramos, a determinada altura, 'perdeu-se' (Foto Miguel Nunes)

A análise de Pedro Henriques à arbitragem: trabalho desastroso

Especialista de A BOLA atribui nota 1 ao juiz mexicano
Positivo
As intervenções do VAR no penálti a favor do Benfica e na expulsão de Andrea Belotti

11' Ayrton Costa acerta com o braço no pescoço de Di María e em simultâneo Miguel Merentiel carrega-o por trás. O árbitro deveria ter assinalado livre direto e punido com amarelo aquele braço e mão no rosto.

17' Mais uma entrada duríssima e em simultâneo de três jogadores do Boca Juniors sobre Renato Sanches — nem livre direto nem ação disciplinar. Portanto, tudo errado em termos de análise e controlo disciplinar.

21' Golo legal de Miguel Merentiel, pois na construção da jogada, quando Carlos Palacios assiste de cabeça Lautaro Blanco este está a ser colocado em jogo por António Silva.

23' Battaglia entra de forma negligente sobre Florentino e ato continuo a bola sobra para Di María, que ia com perigo na direção da baliza adversaria. Ora, o árbitro erra duplamente, pois interrompeu o jogo e não deu a lei da vantagem que se impunha e não deu o amarelo ao jogador do Boca.

29' Há uma falta clara de Carlos Palacios sobre Samuel Dahl, pois acertou-lhe em cheio com a mão esquerda na cara, o jogador do Benfica tem o seu pé esquerdo no interior da área, mas o que conta é o local do contacto (rosto) e esse está fora.

34' A entrada negligente e fora de tempo de Aursnes sobre Ayrton Costa era passível de livre direto e amarelo. Mais um erro.

38' Renato Sanches, sem bola, dá uma peitada em Kevin Zenon e este responde-lhe. Comportamentos antidesportivos passiveis ambos de cartão amarelo.

43' Bem o VAR na sua intervenção, pois é muito claro e óbvio o penálti cometido por Carlos Palacios sobre Otamendi, ao entrar de forma imprudente em salto e com o joelho na coxa esquerda e com o pé direito no gémeo, acabando por derrubar o central encarnado.

45' Herrera no banco é expulso por palavras ofensivas e atos injuriosos e grosseiros.

66' Cartão amarelo a Carlos Palacios por demorar na reposição de bola em jogo.

68' Cartão amarelo bem mostrado a Carreras por má entrada (rasteira) negligente sobre Battaglia.

Pedro Henriques, especialista em arbitragem, disseca alguns dos casos do muito polémico Boca Juniors-Benfica, para a primeira jornada do Mundial de Clubes
0 seconds of 4 minutes, 48 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
04:48
04:48
 

72' O VAR muito bem na intervenção que fez, para reverter o amarelo mostrado a Belotti. A entrada de pé direito alto acertando com a sola e pitons na cabeça/nuca de Ayrton Costa enquadra-se no uso excessivo de força que põe em risco a segurança e a integridade física do seu adversário; conduta violenta penalizada com cartão vermelho. O árbitro já perdido nas suas decisões e erros acumulados só salvos pelo VAR, esqueceu-se de fazer conforme o protocolo manda, que é fazer o gesto a anular o amarelo e só depois mostrar o vermelho.

76' Mais um erro grosseiro do árbitro que assinalou um fora de jogo a Akturkoglu que aconteceu depois de uma entrada a varrer em tackle de Jorge Figal sobre Pavlidis na área do Boca e que com as repetições mostram um muito claro e óbvio penálti que ficou por assinalar.

83' Amarelo bem mostrado a Pavlidis por protestos.

Negativo
Falharam o árbitro e o VAR num penálti claro e óbvio cometido sobre Vangelis Pavlidis

85' Amarelo bem mostrado a Ayrton Costa por uma entrada negligente sobre Pavlidis.

88' Cartão vermelho direto bem mostrado pelo árbitro a Jorge Figal por conduta violenta o jogador do Boca. De longe, com ímpeto e malicia cravou de sola os pitons do seu pé direito na perna direita de Florentino.

A nota do árbitro — 1

Argentinos estiveram a vencer por 2-0, Benfica conseguiu reagir para salvar um ponto. Arbitragem polémica e dois cartões vermelhos, um deles para Belotti
0 seconds of 7 minutes, 53 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
07:53
07:53