«Roger Schmidt não vai gostar daquilo que vou dizer, mas...»

«Roger Schmidt não vai gostar daquilo que vou dizer, mas...»

A BOLA TV13.03.202412:30

Augusto Inácio foi o convidado do programa Conselho de Estádio

JMD - Quanto ao Benfica, aquilo que se tem visto é que a equipa da época passada jogava melhor e era mais competitiva…

- Não é por ser sportinguista que eu não reflito sobre o Benfica. Se calhar Roger Schmidt não vai gostar daquilo que vou dizer, mas a fartura faz mal a alguns treinadores. Schmidt tem um onze e se está a ganhar não mexe em nada. Se perde, começa a mexer e não é capaz de estabilizar, nem a equipa, nem o sistema. E depois há o caso da saída do Grimaldo. O dinheirão que o Benfica já gastou em defesas esquerdos, e nenhum pega. Nem Juracek, nem Bernat, agora vem o Carreras, que é mais extremo do que defesa, e acaba por jogar o Morato, que é o que defende melhor, mas é central. Ou seja, o lado esquerdo está coxo, e se depois Kokçu é colocado à frente do Morato, aquela ala não fica coxa, fica sem pernas! E temos os desequilíbrios táticos. O Benfica era pressionante e não deixava o adversário respirar. Agora com o Di María, um extraordinário jogador com a bola no pé, isso é impossível. Quanto ao Kokçu, ainda não apareceu…

«Esta época o Sporting tem tudo para ser feliz»

13 março 2024, 09:40

«Esta época o Sporting tem tudo para ser feliz»

Augusto Inácio, 69 anos, vinte títulos conquistados numa carreira ligada ao futebol onde já foi campeão europeu pelo FC Porto e vencedor de cinco campeonatos nacionais entre dragões e leões (e outro como treinador, em Alvalade, além de uma Taça da Liga ganha ao serviço do Moreirense), foi o convidado do Conselho de Estádio de A BOLA TV

JMD - Agora que tem jogado na sua verdadeira posição, a dez, subiu de rendimento. Por isso, pergunto se não seria indicado manter o Kokçu a dez e puxar o Rafa para a meia-esquerda?

- Já pensei nisso. Fazer mais ou menos aquilo que o Pote faz no Sporting. As diagonais que o Pote faz, pode fazê-las o Rafa.O Kokçu custou 30 milhões e não podem pedir a um jogador desses que jogue à esquerda, ou a trinco, e depois esperar que tenha o rendimento que tinha no Feyenoord. Lembrem-se do Weigl, que em Dortmund jogava a seis, sozinho, e passou a render muito menos quando chegou ao Benfica e o colocaram a atuar com outro jogador ao lado.

JMD - O Benfica pode repetir em Glasgow, o milagre que realizou em Salzburgo?

- O Benfica tem melhores jogadores que o Rangers. Mas o Rangers tem melhor equipa. O que é que vai acontecer em Glasgow? Eu já lá joguei e o ambiente, para quem joga fora de casa, pode ser aterrorizador. Sei que os jogadores do Benfica estão habituados a estes palcos, mas vai ser tudo muito intenso.

JMD - Mais a mais o Benfica não terá adeptos nas bancadas de Ibrox Park, por castigo da UEFA, por mau comportamento de uns quantos…

- Tanto o Sporting, como o FC Porto, como o Benfica, têm alegados adeptos que são os autênticos terroristas para os clubes. Essa gente tem de ser banida, porque não só são os clubes que pagam as multas, como ainda impedem outros adeptos de irem ver a sua equipa ao estrangeiro, com a família ou com amigos. Agora, com as câmaras nos estádios que apanham toda a gente, não deve ser difícil identificá-los…